Você está visualizando atualmente Como a terapia pélvica pode auxiliar na vulvodinia

Como a terapia pélvica pode auxiliar na vulvodinia

Vulvodinia é uma dor persistente na vulva. O termo normalmente é usado para descrever a dor crônica da vulva que dura pelo menos três meses e não tem causa identificável.

Infelizmente, a dor vulvar acomete muitas mulheres e uma boa parcela delas acha que essa for é normal. E não é! Já falei aqui outras vezes e também nas minhas redes sociais que temos que parar de normalizar a dor!

E para explicar mais sobre como a terapia pélvica pode ajudar na vulvodinia, confira o artigo que compartilho abaixo!

O que é a terapia pélvica?

A terapia pélvica é uma forma de tratamento destinada a pessoas que sofrem de condições médicas relacionadas aos órgãos pélvicos, incluindo o assoalho pélvico, a bexiga, o intestino e os órgãos sexuais.

Essas condições podem incluir incontinência urinária, dor pélvica crônica, disfunção sexual, dor durante a relação sexual, vulvodinia, entre outras.

A terapia pélvica é realizada por fisioterapeutas especialmente treinados em anatomia e função do assoalho pélvico e na avaliação e tratamento das condições relacionadas. O objetivo da terapia é ajudar a fortalecer os músculos pélvicos, melhorar a função dos órgãos e aliviar a dor ou outros sintomas.

A terapia pélvica pode incluir exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, técnicas de relaxamento, conselhos sobre hábitos de vida saudável e manual de tratamento. O fisioterapeuta também pode prescrever dispositivos de apoio, como pessários, para ajudar a aliviar os sintomas.

A terapia pélvica é uma opção de tratamento não invasivo e eficaz para muitas condições relacionadas aos órgãos pélvicos. É importante consultar um profissional de saúde para avaliar a condição e determinar se a terapia pélvica é apropriada para você.

Leia também::: Quanto tempo duram as ondas de calor da menopausa?

O que é a vulvodinia?

Vulvodinia é uma condição em que há dor, queimação e desconforto na vulva que não se relaciona a uma causa específica.

Essa dor pode ou não ser desencadeada pelo toque e pode ser sentida em uma área ou em toda a vulva. As mulheres com vulvodinia têm uma vulva de aparência normal.

É uma condição crônica que pode durar meses ou anos. Para algumas mulheres, pode ser tão desconfortável que ficar sentada por longos períodos, usar absorventes internos ou fazer sexo é difícil ou impossível.

A vulvodinia pode afetar mulheres de qualquer idade, mas é mais comum em mulheres jovens que sentem dor durante o sexo e muitas vezes não conseguem ter relações sexuais com penetração (denominada vestibulodinia provocada).

O que causa a vulvodinia?

Infelizmente ainda não sabemos. Algumas pesquisas sugerem que as mulheres com vulvodínia a possuem desde o nascimento, com mais terminações nervosas na área ao redor e entre a uretra e a vagina (chamada de vestíbulo) e, se esses nervos se danificaram, tornando a área hipersensível.

Parece que esse dano pode ser desencadeado por candidíase crônica, trauma sexual (por exemplo, abuso sexual, sexo sem lubrificação suficiente) e parto.

Como a terapia pélvica pode ajudar na vulvodinia?

A terapia pélvica pode ser eficaz no tratamento da vulvodinia, que é uma condição de dor crônica na região vaginal ou vulvar. Esta dor pode afetar a qualidade de vida de uma mulher, e pode ter como causa vários fatores, como disfunção muscular pélvica, tensão emocional e traumas sexuais.

A terapia pélvica pode incluir técnicas de relaxamento muscular, exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos, terapia cognitivo-comportamental e outros tratamentos específicos para ajudar a aliviar a dor e melhorar a função pélvica.

Além disso, a terapia pélvica pode fornecer suporte emocional e ajudar a lidar com as questões psicológicas que podem estar confiantes para a dor.

É importante procurar um profissional de saúde capacitado em terapia pélvica para avaliar a sua condição e recomendar o tratamento mais adequado.

A terapia pélvica pode ser um complemento para outros tratamentos, como medicação ou cirurgia, e pode ser uma opção valiosa para ajudar a gerenciar a vulvodinia e melhorar a qualidade de vida.