Relação sexual e menstruação: existe algum risco?

Relação sexual e menstruação: existe algum risco?

Apesar de todas as informações que existem hoje em dia falando sobre menstruação, esse ainda é um assunto rodeado de dúvidas e “tabus”. Quando se fala em relacão sexual e menstruação tenho a impressão de que as mulheres se sentem ainda menos à vontade.

Sendo assim, escrevi o artigo que segue com o intuito de aumentar o seu campo de visão acerca do assunto. 

Com isso, minhas GINEmusas saberão que a menstruação é uma importante fase do ciclo feminino e descobrirão se existe, ou não, algum risco na relação sexual durante este período.

Um outro ponto relevante sobre este assunto, está relacionado a possível chance de engravidar durante o período menstrual. Dito isto, para tirar todas essas dúvidas e ampliar seu conhecimento sobre relação sexual e menstruação, continue comigo até o final desta leitura.

Conhecer-se é o primeiro passo para ter uma vida plena e saudável.

O corpo da mulher durante a menstruação

Por mais que a menstruação seja o foco das atenções no ciclo feminino, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais durante todo o mês. 

Sabendo disto, eu não poderia deixar de contextualizar a importância de todo o ciclo menstrual e as interferências deles na vida da mulher, antes de falar sobre a relação sexual durante a menstruação.

Sendo assim, observe a imagem abaixo que preparei para ilustrar a oscilação hormonal vivida pela mulher todos os meses da sua vida fértil:

ciclo_menstrual

Relação sexual e menstruação: tem algum risco?

É comum que as mulheres não se sintam à vontade para ter contato físico durante a menstruação. Contudo, essa uma herança social em que a menstruação era vista como algo impuro em que a mulher acabava por esconder sua condição durante o período menstrual.

Felizmente os tempo mudaram e cada dia mais mulheres se interessam por conhecer o seu corpo e respeitar cada fase das suas vidas com carinho e atenção. Com a menstruação, não é diferente. 

Como você pôde perceber na imagem acima, o ciclo feminino é uma orquestra que funciona perfeitamente em prol da geração de novas vidas e da sexualidade da mulher, o que a mantém conectada com a sua essência feminina.

Sendo assim, por mais que a mulher passe por alguns desconfortos durante o período menstrual, é possível sim, usufruir de uma relação sexual segura e prazerosa

Além do mais, essa iniciativa pode trazer alguns benefícios para a mulher. Veja:

  • Com a região genital mais sensível, a mulher tende a sentir mais prazer facilitando que chegue ao orgasmo;
  • Durante o período menstrual a região fica naturalmente lubrificada, dispensando a necessidade de lubrificantes artificiais;
  • Durante a relação sexual o corpo libera endorfina na corrente sanguínea, fazendo com que os sintomas desconfortáveis da menstruação, como dores de cabeça e irritabilidade, sejam aliviados;
  • Os movimentos e contrações realizados durante a relação sexual facilitam a liberação do sangue pelo corpo feminino, podendo encurtar o período menstrual.

Ou seja, a relação sexual durante o período menstrual pode ser interessante para o casal desde que sejam tomados os devidos cuidados, que veremos a seguir. E desde que isso seja confortável para a mulher, idealmente, não durante o dia de fluxo intenso.

Cuidados necessários e importantes

Assim como em qualquer momento do ciclo feminino o contato sexual requer alguns cuidados especiais importantes. 

No período menstrual isso não seria diferente, e pelo contrário, se faz ainda mais necessários devido a sensibilidade do momento.

Desta forma, listei abaixo alguns pontos que considero pertinentes de observação durante a relação sexual na menstruação, principalmente quando realizada sem o uso da camisinha. Observe:

  • Aumento do risco de desenvolver infecções urinárias, sendo que o corpo feminino fica mais suscetível à proliferação de microorganismos durante este período;
  • Durante o período menstrual o pH da vagina altera, facilitando o aparecimento da candidíase, por exemplo. Tal situação pode se agravar se a relação sexual não for realizada com cuidados;
  • São muito remotas porém pode existir sim a chances de que a mulher engravide nos últimos dias da menstruação, se a mulher tiver um ciclo curto e a sua ovulação for precoce, isso porque os espermatozóides permanecem vivos no corpo feminino por até 72 horas. Sendo assim, dependendo das condições em que houve a relação sexual e do dia, é possível engravidar mesmo que a mulher não deseje.
  • Caso possa e se sinta confortável é mais interessante manter relações com uso de preservativo durante esse período. 

Se você chegou até este ponto da leitura, pôde perceber que manter relações sexuais durante a menstruação é totalmente possível e de certa forma, benéfico. Além disso, verificou que os riscos e cuidados inerentes ao ato sexual, devem ser observados em todos o momentos, inclusive durante o ciclo menstrual.

Conhecer seu corpo é fundamental

Eu costumo dizer que o primeiro passo para ter uma vida mais saudável e plena é se conhecer. 

As mulheres podem e devem aprender sobre o funcionamento do próprio corpo e, principalmente, sobre o seu ciclo menstrual. Dentro da sua singularidade, cada uma passa a se respeitar e amar  uma vez que compreende a orquestração desse sistema tão sublime que é o corpo feminino.

Portanto, entenda que você pode, sim, ter relações sexuais durante a menstruação se assim o desejar. Aceitando e atendendo as necessidades do corpo em cada etapa do ciclo feminino, se torna mais fácil e prazeroso manter a sexualidade saudável.

Você também pode gostar de ler: Anticoncepcional para tratamento da Síndrome do Ovário Policístico é o mais indicado?

Me acompanhe nas redes sociais e no meu Canal do Youtube: Dr. André Vinícius, para mais ver outros assuntos como esse.

Deixe uma resposta