Como funciona a programação metabólica pré-gestação?

Como funciona a programação metabólica pré-gestação?

A programação metabólica pré-gestação é um aspecto fundamental para uma gravidez tranquila e segura. E ao contrário do que muita gente pensa, ela deve iniciar o quanto antes, preferencialmente ainda na barriga da sua mãe.

Preparar nosso organismo para uma gestação não é algo que se faz da noite para o dia. Ela é influenciada pelas nossas escolhas e tem até mesmo ligação com as escolhas das nossas mães e nossas avós. 

Por exemplo, se sua mãe teve uma diabetes gestacional, há um risco aumentado de você também desenvolver na sua gestação. 

Mas calma, que explico melhor sobre isso tudo — e como se preparar melhor para sua gestão — no artigo abaixo. Tenho certeza que você vai adorar!

O que é programação metabólica pré-gestação?

A programação metabólica deve começar a partir do momento que a mulher decide que quer engravidar. 

O ideal, aliás, é começar a programação metabólica das nossas filhas quando ainda estão no útero materno. Ou seja, é algo que deve ocorrer desde o primeiro instante de suas vidas.

É preciso olhar a fertilidade de uma forma muito mais responsável. Importante sempre frisar que a saúde interfere na reprodução e a reprodução feminina interfere também na saúde.

De qualquer forma, toda mulher que um dia sonha em se tornar mãe ela precisa se preparar para a gestação. E isso não tem data nem hora para começar. Aliás, quanto antes iniciar essa programação metabólica pré-gestação, melhor!

E se preparar inclui preocupações com atividades físicas, com ciclo circadiano, que é dormir e acordar no horário certo. Ingestão de álcool, tabagismo, dieta, ou seja, são diversos os fatores que vão influenciar na fertilidade da mulher.

Mas o fato é que escolhas da sua mãe podem interferir na saúde reprodutiva da mulher. Algo que a mãe não cuidou lá traz pode ter ligado a chave para uma mulher desenvolver hoje, por exemplo, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Aquele pensamento que uma mulher deve comer por dois, na verdade, foi mal interpretado ao longo do tempo. Na verdade, uma mulher grávida deve comer duas vezes melhor!

O papel da melatonina

A melatonina tem um papel fundamental nas tentantes. Aquela mulher que está tentando engravidar deve dar uma atenção ainda mais especial a esse hormônio.

Um sono de qualidade tem uma função importante na programação metabólica pré-gestacional. Aliás, a melatonina é o antioxidante mais poderoso do ovário. 

Infelizmente hoje a produção da melatonina por parte do corpo humano é diferente do que ocorria a duas gerações atrás. E alguns fatores influenciam isso, como o uso excessivo das luzes à noite e a irregularidade do ciclo circadiano.

Um exemplo clássico são mulheres que trabalham no período noturno. Elas acabam negligenciando o ciclo circadiano e dessa forma, tem prejudicada sua produção de melatonina. 

Como resultado, essas mulheres têm maior incidência de todas as complicações obstétricas. Entre elas, podemos citar:

  • SOP
  • Endometriose
  • Adenomiose
  • Miomas
  • Alterações de ciclo ovulatório
  • Parto prematuro
  • Bebês pequenos

Ou seja, é fundamental a produção da melatonina para toda mulher tentante. E na programação metabólica pré-gestacional, esse hormônio impacta diretamente na qualidade dos ovários femininos.

Em relação à suplementação da melatonina, é importante frisar que ela deve ser produzida endogenamente. Ou seja, por mais que você queira suplementar a melatonina, nenhuma vai substituir aquela produzida no sono.

Mas em algumas mulheres essa produção endógena é tão problemática que pode ser necessário suplementar a melatonina. Porém, a quantidade deve sempre seguir a orientação médica.

Leia também::: Como os hormônios influenciam o sono?

Pratique atividades físicas

Outro ponto essencial na programação metabólica pré-gestação é a prática regular de atividades físicas. Ela auxilia na produção de vários hormônios essenciais ao corpo humano e à saúde ovariana da mulher.

Mas o ideal é que ela ocorra logo pela manhã, quando o corpo da mulher tem um pico de liberação de cortisol, de GH, de testosterona. 

Mas atividade física não precisa ser ir para a academia, praticar cross-fit, correr uma maratona. Não, há estudos que indicam que caminhar 40 minutos por dia já trazem inúmeros benefícios ao corpo feminino.

Essa caminhada melhora a circulação, melhora o fluxo uterino, melhora o fluxo pélvico, melhora a dinâmica da bacia, melhora a resistência a insulina, entre tantos outros benefícios.

Síndrome dos Ovários Policísticos e Gravidez

Outro ponto importante é a Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa é uma doença essencialmente ligada à endocrinologia. 

A SOP causa inúmeras alterações na saúde reprodutiva da mulher, tanto para as tentantes quando para as mulheres que conseguem engravidar.

Além disso, a síndrome também causa alterações hormonais no corpo feminino, que dificultam a formação da placenta — que um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do feto.

E a SOP causa essa confusão de sinalizações. E como resultado, há interferência na programação metabólica pré-gestação.

Mas se você tem Síndrome de Ovário Policístico, jamais brinque com dieta, atividades físicas e ciclo circadiano na sua gestação. Esses três pilares são importantíssimos e ajudam a prevenir inúmeras doenças nos seus filhos — e até mesmo netos.

Você também pode gostar::: Quais são as principais causas da infertilidade?

Cuide de você!

Portanto, a programação metabólica pré-gestação é algo que precisa iniciar o quanto antes. Preferencialmente, ela pode começar ainda quando você está na barriga da sua mãe. 

Portanto, isso quer dizer que algumas escolhas que sua mãe fizer, poderão influenciar também na sua gestação, décadas depois. E as escolhas que você fizer hoje, poderão influenciar na gestação das suas filhas.

Dessa forma, o melhor caminho é seguir sempre um estilo de vida saudável ao longo de toda a vida, e não apenas meses antes de engravidar. 

Claro que se você não se preparou com tanta antecedência, não adianta fazer mais nada. Ao contrário, por mais que você pense em um dia engravidar, mude seus estilos de vida agora.

Dessa forma, você ainda consegue preparar seu corpo e realizar uma programação metabólica pré-gestação. Mas jamais deixe isso para a última hora!

Espero que tenha gostado do artigo sobre programação metabólica pré-gestação. E para mais informações, confira o e-book sobre infertilidade que preparei com todo carinho. É só clicar no botão abaixo!