Você está visualizando atualmente Aqui está tudo o que você sempre quis saber sobre a perimenopausa

Aqui está tudo o que você sempre quis saber sobre a perimenopausa

É hora de falarmos sobre a perimenopausa. Sua mãe, sua avó e a avó dela provavelmente se referiram a essa transição para a menopausa como “a mudança” se a mencionassem. 

Hoje, com as pesquisas em andamento e o reconhecimento da importância e singularidade da saúde da mulher, há muito o que discutir.  

A perimenopausa é como a puberdade, mas pode parecer mais extrema. As mulheres começam a experimentar mudanças bem antes da menopausa. Infelizmente, em vez de um bom declínio uniforme, a mudança é desigual. Os hormônios estão em fluxo à medida que os ovários diminuem.

Para detalhar tudo o que acontece nesta fase da vida da mulher, compartilhamos o artigo abaixo, com muita informação sobre a perimenopausa. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

O que é perimenopausa? 

Peri significa perto, e perimenopausa é o momento de transição de ter períodos menstruais regulares para não ter nenhum na menopausa. Importante lembrar que a menopausa começa oficialmente 12 meses após a última menstruação.  

O fim da menstruação reflete o fim da ovulação. Quando os ovários param de liberar óvulos e a produção de estrogênio diminui, ocorrem mudanças em todo o corpo. É um processo gradual, produzindo efeitos diferentes em cada mulher.  

Leia também::: Como ajudar a equilibrar os hormônios naturalmente?

Quais são os sintomas da perimenopausa? 

Os sintomas da perimenopausa não são universais. Cada mulher tem sua própria perimenopausa única. 

Por exemplo, por períodos variados de tempo e em graus variados, as mulheres podem experimentar ondas de calor, palpitações cardíacas, enxaquecas, fadiga e/ou ganho de peso. E a intensidade e duração dos sintomas podem mudar ao longo do tempo. 

Outros sintomas comuns, que podem ocorrer a qualquer momento, com regularidade, tempo e natureza variando de pessoa para pessoa: 

  • Suores noturnos (ondas de calor noturnas) 
  • Distúrbio do sono (de ondas de calor ou alterações hormonais)
  • Dificuldade de concentração, esquecer nomes 
  • Dores de cabeça 
  • Depressão e/ou ansiedade (especialmente se predisposto, desequilíbrios hormonais podem piorar)
  • Dor nas articulações 
  • Secura vaginal, dor nas relações sexuais 
  • Alterações urinárias 

Não há evidências de que a perimenopausa cause diretamente ganho de peso, mas pode causar redistribuição de peso para a barriga, quadris e coxas. 

Afinal, isso é descrito como uma mudança de uma forma de pera para um corpo em forma de maçã. E é uma mudança que muitas mulheres podem esperar – mesmo aquelas que são magras.

Por que há uma transição para a menopausa? 

Quando um órgão para de funcionar naturalmente, há um declínio na função, não uma parada instantânea. Assim, não há um desligamento imediato dos ovários ou dos níveis hormonais.

É por isso que a perimenopausa é considerada uma etapa que antecede a menopausa, quando os sintomas dessa redução hormonal dos ovários começa a entrar em cena.

Uma mudança na regularidade, tempo, natureza dos períodos menstruais – qualquer irregularidade no padrão de sangramento menstrual mês após mês – pode ser um sinal de que a perimenopausa começou.  

Leia também::: Ondas de calor e ansiedade: qual é a conexão?

Como sobreviver à perimenopausa  

Se os sintomas da perimenopausa estão afetando sua qualidade de vida, se são incômodos, se são assustadores ou se você não tem certeza do que está acontecendo, é fundamental conversar com seu ginecologista.

O profissional poderá lhe orientar da melhor forma, analisar o que pode estar afetando sua qualidade de vida, e indicar o melhor tratamento para que os sintomas sejam amenizados.

Mas é fundamental que você entenda que este é um processo normal, por mais confuso ou difícil que possa ser em alguns momentos.

Por fim, espero que tenha compreendido o que é a perimenopausa e quando ela acontece. E para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube!