Você está visualizando atualmente Qual é a conexão entre ondas de calor e dores de cabeça?

Qual é a conexão entre ondas de calor e dores de cabeça?

Ondas de calor e dores de cabeça podem ocorrer juntos na menopausa. Isso significa que você terá dor de cabeça toda vez que tiver uma onda de calor? 

Felizmente, não. Às vezes, uma onda de calor é apenas aquele fogacho que se caracteriza como um dos sintomas da menopausa.

Mas outras vezes, uma dor de cabeça vai pegar carona no seu fogacho. E quando isso acontece, as fortes ondas de calor tornam-se mais do que apenas incômodas. Eles podem causar dor.

Para explicar de forma mais detalhada essa conexão entre ondas de calor e dores de cabeça, confira o artigo que compartilho abaixo!

Qual é a sensação de uma onda de calor?

De repente, a mulher sente um calor intenso que geralmente começa no rosto, descendo até o pescoço e o peito (e às vezes além).

Sua pele pode ficar vermelha (semelhante a corar, só que você não está corando. Você está com calor). Provavelmente vai suar. Mas quanto varia de pessoa para pessoa e de cada onda de calor.

Se você suar muito, pode ficar com frio depois, pois o termostato do seu corpo luta para se regular. Algumas ondas de calor duram cerca de um minuto, enquanto outras podem ficar firmes e permanecer por até cinco minutos.

As ondas de calor podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite (é quando elas são conhecidas como suores noturnos).

Ondas de calor, em média, continuam por cerca de 7 anos, embora um estudo tenha descoberto que algumas mulheres relatam que elas duram até 14 anos.

Leia também::: Fadiga na menopausa: o que causa e como vencê-la

Ondas de calor e dores de cabeça

A dor de cabeça comum tem muitas causas: estresse, tensão muscular, fome, privação de sono, álcool e certos alimentos. 

Mas quando as dores de cabeça vêm acompanhadas de ondas de calor, os níveis hormonais são os inimigos.

Pense nos dias da boa e velha TPM. Antes ou durante os períodos menstruais, você teve uma forte dor de cabeça? Se assim for, isso não é incomum. 

Dores de cabeça, particularmente uma enxaqueca, estão ligadas aos hormônios femininos. É uma das razões pelas quais as mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens. 

A pesquisa descobriu que o declínio dos níveis de estrogênio durante a menopausa é a causa dessa enxaqueca menstrual ou dor de cabeça.

Consequentemente, o aumento das dores de cabeça da menopausa relacionadas aos hormônios para algumas mulheres, especialmente aquelas que as experimentaram durante o ciclo menstrual. 

Alterações nos níveis de estrogênio são um dos gatilhos mais comuns de dores de cabeça. Mas há um lado positivo: uma vez que os níveis hormonais se estabilizem e os sintomas da menopausa passem, essas dores de cabeça tendem a melhorar.

O que fazer para reduzir o desconforto?

Gerenciar suas ondas de calor com algumas mudanças no estilo de vida ajudam a controlar as dores de cabeça que podem ocorrer junto com elas. Veja como:

Esteja ciente dos gatilhos

Eles diferem para todas, mas os gatilhos mais comuns são cafeína, alimentos condimentados, álcool, calor, ansiedade, estresse e roupas apertadas.

Vista-se em camadas

Dessa forma, quando ocorrer uma onda de calor, poderá retirar parte das roupas com maior facilidade.

Mantenha seu peso sob controle

Estudos descobriram que mulheres com sobrepeso e obesas sofrem mais com ondas de calor do que mulheres mais magras. Um motivo provável? Sua gordura corporal inibe a liberação de calor.

Não fume

E se você fuma, é hora de deixar o cigarro de lado, por muitas razões óbvias. No que diz respeito às ondas de calor, os fumantes têm um risco maior de sofrer ondas de calor mais graves.

Mantenha seu quarto fresco

Além de ajudá-la a dormir melhor, um quarto fresco pode ajudar a diminuir os suores noturnos e ajudar em qualquer distúrbio do sono. 

Leia também::: Escape menstrual é comum na menopausa?

Como tratar

Se as ondas de calor e dores de cabeça estão afetando sua qualidade de vida, é fundamental que você converse com seu médico.

Ele poderá avaliar seus sintomas e receitar a terapia de reposição hormonal (TRH) para te ajudar com os sintomas e devolver sua qualidade de vida.

Por fim, espero que tenha compreendido a conexão entre ondas de calor de dores de cabeça e, para mais assuntos sobre menopausa, siga também meu canal do YouTube!