Você está visualizando atualmente Por que a libido reduz após a menopausa?

Por que a libido reduz após a menopausa?

A saúde geral e o bem-estar de uma mulher estão intimamente ligados às suas funções reprodutivas e aos hormônios que as controlam. É por isso que a libido na menopausa também sofre.

Esse fato fica perfeitamente claro quando as mulheres passam pelos vários estágios de suas vidas, desde a puberdade até os anos reprodutivos e depois até a menopausa. 

Cada um desses estágios é regido por níveis de hormônios reprodutivos que aumentam e diminuem, levando você a uma verdadeira montanha-russa pela vida. 

E nenhum estágio pode ser mais pronunciado do que a sua passagem pela menopausa, que põe fim à sua fase reprodutiva e também pode trazer efeitos colaterais infelizes que causam estragos em sua vida sexual.

No artigo que compartilho abaixo, falo mais dessa relação da libido na menopausa. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Quedas hormonais

Cerca de metade das mulheres na pós-menopausa com idades entre 51 e 60 anos relatam problemas com secura vaginal, o que pode levar a sexo desconfortável, se não doloroso. 

A razão por trás desse desenvolvimento é que, com a queda vertiginosa nos níveis de estrogênio que marca sua passagem pela menopausa, o tecido vaginal não está recebendo os recursos de que precisa. 

Durante seus anos reprodutivos, seus hormônios de estrogênio supervisionaram a saúde de seu tecido vaginal, garantindo que ele fosse espesso, elástico e bem lubrificado para estimular a relação sexual e facilitar o parto. 

Quando seus níveis hormonais caem, seu tecido pode ficar mais fino e pode não se beneficiar da lubrificação de antes. Juntos – o tecido fino e a falta de lubrificação – e a relação sexual podem se tornar bastante dolorosas.

Leia também::: É necessário o controle de natalidade na menopausa?

Libido na menopausa

O desejo sexual em muitas mulheres começa a diminuir, começando no final dos 40 anos. Embora o desejo sexual tenda a diminuir tanto em homens quanto em mulheres com a idade, as mulheres têm 2 a 3 vezes mais chances de experimentar essa falta de interesse sexual. 

Existem inúmeras razões para isso, que podem ser sociais, emocionais e/ou físicas. Por exemplo, se você teve o mesmo parceiro por décadas, a perda do desejo sexual pode ser apenas uma parte da perda da “novidade”. Além disso, você pode estar chateado com as mudanças em seu corpo e não se sentir tão “sexy” quanto antes.

Outros motivadores da falta de interesse sexual podem ser simplesmente físicos. A secura vaginal que mencionei acima, assim como as ondas de calor, suores noturnos e até mesmo a incontinência urinária, dificilmente favorecem uma vida sexual ativa. 

Há também algumas evidências que sugerem que o declínio dos níveis de testosterona pode afetar seu desejo sexual (sim, as mulheres também têm testosterona!).

Infelizmente, um desejo sexual em declínio pode criar um ciclo vicioso. Afinal, quanto mais tempo você fica sem ter relações sexuais, mais o tecido vaginal pode atrofiar, causando até o encurtamento da vagina. Você também pode ficar mais ansiosa com relação ao sexo quanto menos o fizer, criando uma barreira mental também.

Leia também::: Menopausa e infecções da bexiga: qual é a conexão?

Como melhorar a libido na menopausa?

Se você está chateada com o declínio de sua vida sexual, existem algumas medidas que podemos tomar para restaurar sua saúde física. Isso inclui terapias de reposição hormonal que podem ajudar seu tecido vaginal. 

Também defendemos uma abordagem natural aos efeitos da menopausa, incentivando você a explorar sua sexualidade. Estudos mostram que quanto mais você se envolve em atividades sexuais, seja sozinha ou com um parceiro ou parceira, mais seu corpo responde e melhora a saúde de sua vagina.

Por fim, espero que tenha compreendido essa queda da libido na menopausa, e também de que forma recuperá-la. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema, confira meu ebook “Quero minha libido de volta”. É só clicar abaixo!