Você está visualizando atualmente É necessário o controle de natalidade na menopausa?

É necessário o controle de natalidade na menopausa?

Uma dúvida que costuma chegar nos consultórios é se a mulher precisa continuar com o controle de natalidade na menopausa. 

Embora a fertilidade caia durante a perimenopausa, as mulheres não estão totalmente protegidas de uma gravidez não planejada até atingirem a menopausa, o que significa 12 meses consecutivos sem menstruação. Mesmo se você tiver alguns meses sem menstruar, ainda poderá engravidar.

Por isso, antes de parar o controle de natalidade na menopausa, confira o artigo que preparei abaixo e tire suas dúvidas!

Controle de natalidade na menopausa

Embora seja cada vez mais difícil para uma mulher engravidar quando chega aos 40 anos e se aproxima da menopausa, não é impossível. Só porque você pulou um período aqui e ali não significa que você realmente atingiu a menopausa, que é definida como o momento em que você passou 12 meses sem menstruar. 

Até esse momento você está na perimenopausa , uma fase de transição em que ainda está ovulando, mas não regularmente. A perimenopausa é o começo do fim do seu ciclo reprodutivo, mas ainda é bem possível engravidar durante esse período. 

Se você quiser evitar a gravidez, é importante continuar usando alguma forma de contracepção até que você chegue oficialmente à menopausa.

Embora existam muitas formas diferentes de controle de natalidade disponíveis, as mulheres muitas vezes se perguntam quando podem parar de tomar contraceptivos hormonais durante a transição da menopausa. 

Embora possa parecer que esta resposta deve ser direta, há mais a considerar do que simplesmente quando você chega à menopausa. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre a menopausa e o controle de natalidade hormonal:

Pode mascarar os sintomas da menopausa 

Se você usa controle de natalidade, os hormônios usados ​​para prevenir a gravidez também podem mascarar os sintomas da menopausa. 

Isso ocorre porque a maioria dos anticoncepcionais hormonais contém uma combinação de estrogênio sintético e progesterona. Isso fornece uma quantidade fixa de cada um ao corpo durante ciclos de 21 ou 24 dias. 

Essa dosagem definida significa que os ovários não produzem a quantidade usual desses hormônios. Eles podem ficar tranquilos enquanto o controle de natalidade faz o trabalho. 

Mas também significa que você pode não ser capaz de ver os sinais dos níveis hormonais flutuantes do seu corpo durante a perimenopausa tão claramente.

Leia também::: Ondas de calor e ansiedade: qual é a conexão?

Torna seu ciclo menstrual mais regular

Lembra quando dissemos que os hormônios sintéticos no controle da natalidade podem mascarar certos sinais da menopausa? Um desses sinais é a menstruação cada vez mais irregular. 

Como o controle de natalidade pode ajudar a regular os ciclos com uma dose diária confiável de estrogênio e progestágeno, você pode não saber que seus períodos estão realmente se tornando mais irregulares até que você pare de tomar a pílula. 

Você pode continuar com seu método hormonal de contracepção mesmo depois de atingir a menopausa. Se você tomar pílulas anticoncepcionais durante a transição da menopausa, não se surpreenda se continuar a sangrar como se estivesse menstruando, mesmo depois de atingir a menopausa. 

Os mesmos hormônios sintéticos que regulam os ciclos, na verdade, o fazem causando um “período falso”, também conhecido como sangramento de privação. Se você continuar tomando a pílula após atingir a menopausa, poderá continuar a ter sangramento de privação, mesmo que seu ciclo reprodutivo tenha terminado.

Hormônios não são sua única opção

A pílula, adesivo, DIU hormonal ou outras formas de controle de natalidade hormonal são apenas uma rota a ser considerada. E não são apropriadas para algumas mulheres. 

As mulheres que fumam ou tiveram um derrame, ataque cardíaco, diabetes, hipertensão arterial ou coágulos sanguíneos não devem usar contraceptivos hormonais contendo estrogênio. 

Nesses casos, a contracepção hormonal apenas com progesterona pode ser uma opção alternativa. Algumas mulheres também têm respostas físicas diferentes à pílula e optam por evitar os hormônios por causa dos efeitos colaterais negativos que experimentam. 

Independentemente do motivo para não escolher o controle de natalidade hormonal, é importante que você encontre um contraceptivo alternativo para evitar uma gravidez indesejada antes de chegar à menopausa. 

Leia também::: Aqui está tudo o que você sempre quis saber sobre a perimenopausa

Converse sempre com um profissional de saúde

Se você está pensando em abandonar o controle de natalidade na menopausa ou está se perguntando se deve começar a tomá-lo ao se aproximar desse período, converse com seu médico antes de fazer qualquer movimento. 

Há mais do que apenas o momento da menopausa a considerar quando se trata de contraceptivos. Eles podem ajudá-la a criar um plano que atenda às suas necessidades ao se aproximar desta próxima fase da vida.

Por fim, espero que tenha compreendido se é necessário o controle de natalidade na menopausa, e para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube!