Você está visualizando atualmente Você deve se exercitar durante o ciclo menstrual?

Você deve se exercitar durante o ciclo menstrual?

Será que exercícios e ciclo menstrual combinam? Provavelmente você já teve dias em que seu ciclo afetou seus planos de treino.

Enquanto a pergunta mais comum tende a se concentrar em se você deve ou não malhar durante o período menstrual, a pesquisa mostra que há mais do que isso! 

As alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem ter uma série de efeitos nos níveis de energia e no desempenho do exercício, e formas específicas de exercício podem ser mais adequadas a cada estágio do seu ciclo.

Sobre este tema tão interessante, compartilho o artigo abaixo com vocês. Vamos conferir?

Exercícios e ciclo menstrual

Durante a menstruação, seu útero está perdendo o revestimento que construiu ao longo do mês. O primeiro dia do seu período é considerado o primeiro dia do seu ciclo, e essa fase geralmente dura entre três e sete dias. 

No início do seu período menstrual, seus níveis de progesterona e estrogênio estarão mais baixos, o que, juntamente com a perda de sangue, pode fazer com que você se sinta mais cansada do que o normal. À medida que seu período continua, esses níveis hormonais aumentarão gradualmente.

Se você sentir fadiga durante os primeiros dias da menstruação, pode não sentir vontade de fazer exercícios muito intensos. Você pode querer reagendar seus treinos ou fazer algum movimento suave. 

No entanto, se você sentir vontade de se exercitar, não há motivo médico para evitar treinar enquanto estiver menstruada. Ouça o seu corpo e faça o que parece certo para você em cada ciclo.

Leia também::: Qual a diferença entre menopausa precoce ou prematura?

Como você deve se exercitar quando estiver menstruada?

Você pode ter ouvido mensagens confusas sobre como deve se exercitar ou se deve se exercitar durante a menstruação. 

Há também algumas evidências que sugerem que o exercício regular contínuo pode ajudar a diminuir a dismenorreia, também conhecida como dor menstrual.

Aliás, um estudo da Kongyang University, na Coreia do Sul e publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, descobriu que seguir uma aula de ioga por apenas 60 minutos uma vez por semana, durante 12 semanas, ajudou a reduzir cólicas menstruais e angústia em um grupo de estudantes de graduação em enfermagem. 

Este estudo teve um tamanho de amostra pequeno, portanto, mais pesquisas são necessárias para determinar a extensão total dos benefícios do exercício para pessoas que sofrem de dores menstruais.

Em última análise, o que você escolhe fazer é com você e como você se sente. Se você optar por se exercitar durante o período menstrual e estiver com pouca energia, pode ser uma boa ideia reduzir a intensidade de seus treinos. 

Exercício durante a fase folicular

Exercícios e ciclo menstrual está explicado, mas e na fase folicular? Essa fase realmente começa no primeiro dia do seu período e continua até o início da ovulação. Este é tipicamente dias um a 11 do seu ciclo menstrual. 

Durante a fase folicular, seu corpo cria um hormônio conhecido como hormônio folículo-estimulante (FSH). Este hormônio sinaliza aos ovários para criar óvulos para a fase de ovulação, cada um dos quais está alojado dentro de um “folículo”. 

Após o término da menstruação, seus níveis de estrogênio aumentam muito à medida que seu corpo se prepara para liberar um óvulo – o que geralmente está associado ao aumento de energia.

Por isso, apostar em exercícios mais intensos nessa fase pode ser uma boa alternativa para manter seu condicionamento físico em dia.

Leia também::: Miomas uterinos durante a menopausa

Cuide da sua saúde

Conseguiu compreender a relação entre exercícios e ciclo menstrual? Se não houver nada que lhe impeça, pode continuar seus exercícios normalmente, combinado?

Assim você mantém sua saúde e, como mostramos acima, a atividade física regular ajuda até mesmo a reduzir as cólicas dessa fase, caso isto seja um problema para você.

Por fim, espero que o artigo sobre a relação entre exercícios e ciclo menstrual tenha sido útil e, para mais informações como esta, me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!