You are currently viewing Quais as diferenças entre DIU de cobre e DIU de prata?

Quais as diferenças entre DIU de cobre e DIU de prata?

Você tem dúvidas sobre as diferenças entre DIU de cobre e DIU de prata?

Quando a mulher opta pelo método contraceptivo de dispositivo intra-uterino – DIU, é comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre esses dois tipos.

Normalmente, esses dispositivos são recomendados para a mulher que não deseja engravidar num curto prazo e também já descartou a possibilidade de utilizar meios hormonais.

O DIU é caracterizado por uma haste fina, em forma de “T”, inserido na cavidade uterina, com fios ou cilindro que podem levar cobre ou cobre e prata.

Embora o DIU mais conhecido seja o de cobre, atualmente, existe a possibilidade de utilizar o DIU de cobre com prata, o que atenua alguns efeitos causados quando o material é exclusivamente de cobre.

Portanto, antes mesmo de conversar com o médico, é interessante entender a diferença entre eles.

Como funciona o DIU de cobre?

A ação contraceptiva do DIU de cobre está relacionada a liberação de íons de cobre que impedem os espermatozóides de mover-se em direção ao útero.

Mesmo que, raramente, o esperma ultrapasse o canal vaginal, o cobre bloqueia a implantação do óvulo fecundado na parede uterina.

Assim, é um dos métodos não-hormonais mais eficazes e indicado principalmente para mulheres que não desejam filhos em um curto prazo. Afinal, a durabilidade dos seus efeitos é de até 10 anos.

No entanto, esse efeito inflamatório que o cobre provoca para impedir a gestação também traz efeitos colaterais, como o aumento do fluxo menstrual e das cólicas.

Para reverter esses efeitos, foi criado há alguns anos o DIU de cobre com prata.

Como funciona o DIU de prata?

Na realidade, o DIU de prata é um DIU de cobre com prata.

No entanto, enquanto o DIU de cobre conta com esse material em suas hastes e no corpo, essa inovação leva prata nas hastes e, no corpo, mistura-se ao cobre.

Assim, conta com menos cobre e diminui a fragmentação desse material.

Está comprovado que o DIU de prata com cobre não tem prejuízo nenhum na eficácia, se comparado ao DIU de cobre convencional.

E, ainda, esse método reduz o risco do aumento do fluxo menstrual e das suas consequentes cólicas.

Duração dos métodos

Enquanto o DIU de cobre convencional tem validade de 10 anos, o DIU de cobre com prata pode ter seus efeitos durante 5 anos.

É importante ressaltar que nenhum dos métodos é definitivo.

Recomendo, sim, levar em consideração o prazo que deseja engravidar. Porém, caso o casal decida aumentar a família antes desse prazo, a mulher pode retirar o DIU sem nenhum prejuízo para a sua fertilidade ou saúde.

Espero ter esclarecido a diferença entre o DIU de cobre e o DIU de prata. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para fazer sua inscrição em meu canal do YouTube.