You are currently viewing Ciclo menstrual: mitos e verdades sobre seu funcionamento

Ciclo menstrual: mitos e verdades sobre seu funcionamento

Compreender o ciclo menstrual é muito importante para toda mulher que busca autoconhecimento.

Afinal, o que acontece no corpo feminino relacionado aos ciclos reprodutivos impacta diretamente no seu bem-estar, no humor e também na libido ao longo do mês.

Embora nós chamamos de ciclos menstruais, na verdade, são ciclos em que o organismo feminino prepara-se para a gestação.

Do ponto de vista biológico, a menstruação é uma consequência de um corpo que estava pronto para engravidar, mas não engravidou.

Saber sobre os dias da ovulação e o que acontece no corpo durante, antes e depois desse período não é útil somente para as tentantes, mas para toda mulher que deseja entender melhor sobre si.

Lembrando que, aquelas que fazem uso dos contraceptivos hormonais não sentem essas oscilações pois ficam bloqueadas.

Como ocorrem as variações hormonais?

Ao considerar uma mulher regular em um ciclo de 28 dias, os primeiros 14 dias representam a fase folicular.

É uma época em que o hormônio estrogênio aumenta progressivamente, preparando o endométrio para receber um bebê.

Até o quinto dia desse período é comum sentir muito cansaço e indisposição, afinal, o corpo acabou de encerrar a menstruação e os hormônios estão muito baixos.

A partir do quinto dia, o hormônio estradiol começa a subir, melhorando o bem-estar, a autoestima e até a memória da mulher. Do ponto de vista sexual, a lubrificação começa a melhorar nessa fase.

Por volta do 11º dia, o hormônio estradiol e a testosterona atingem um pico a fim de favorecer a ovulação. Com isso, a libido já fica muito maior.

A produção da progesterona começa subir por volta do 14º dia para garantir que o corpo esteja pronto para receber um bebê.

Por isso, é comum que a mulher sinta-se muito mais produtiva e com mais desejo sexual nesse período. Isso tudo até o 23º dia, quando a mulher chega no estágio da TPM e os hormônios voltam a ficar em queda.

Leia também: Saiba as diferenças entre SOP e cistos nos ovários

Impactos das variações hormonais no humor e na libido

As variações hormonais impactam diretamente na disposição da mulher para diversas atividades do seu dia a dia.

É muito importante que a mulher conheça os seus ciclos para entender as suas reações a determinadas situações em diferentes fases do mês.

Por exemplo, os períodos que antecedem e passam pela ovulação podem ser mais interessantes para iniciar novos projetos. Até porque, ao chegar na fase menstrual, a sua capacidade de manter-se atenta e memorizar informações pode ser menor.

Ressalto, também, que as oscilações podem ser sentidas de maneira diferente conforme a fisiologia de cada mulher.

Assim como algumas nem sabem o que é a tensão pré-menstrual – TPM, outras podem sofrer muito.

O mais importante é manter as consultas ginecológicas em dia e relatar todos os sintomas para, assim, investigar as causas e receber os tratamentos adequados.

Espero ter esclarecido neste artigo como funcionam os ciclos menstruais.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.