Você está visualizando atualmente O microbioma intestinal e vaginal: como os probióticos podem ajudar as mulheres

O microbioma intestinal e vaginal: como os probióticos podem ajudar as mulheres

A relação entre o microbioma intestinal e vaginal é muito mais próximo do que se imaginava até bem pouco tempo atrás. Hoje se observa que, para uma boa saúde vaginal, o equilíbrio do microbioma intestinal também é essencial.

Os probióticos são encontrados naturalmente em seu intestino, boca, vagina, trato urinário, pele e pulmões. Apesar de sua natureza humilde, eles oferecem uma série de benefícios para a saúde. Por exemplo, para mulheres propensas a infecções do trato urinário e infecções fúngicas, os probióticos são uma maneira natural de combater essas infecções.

Nesse sentido, se observa que os probióticos são uma peça importantíssima para a manutenção do microbioma intestinal e vaginal, como detalho no artigo que compartilho com vocês abaixo. Vamos conferir?

O que são os probióticos?

Os probióticos são boas bactérias encontradas naturalmente em nossos corpos. Eles são frequentemente chamados de bactérias amigáveis ​​devido ao seu papel em manter as bactérias ruins sob controle. 

Existem 100 trilhões desses poderosos microorganismos vivos zunindo em torno de nossos estômagos e intestinos. Qual é o trabalho deles? Ajudar a manter nossos corpos em perfeita harmonia microbiana. 

Os probióticos podem ajudar nossos corpos com muitas funções diárias importantes. Você sabia que os probióticos podem ajudar a combater a depressão? 

Eles também são creditados por melhorar nosso humor, apoiar a perda de peso e combater resfriados e gripes? 

E não só isso, eles podem ajudar a baixar a pressão arterial e aliviar o desconforto da cistite e da síndrome do intestino irritável. Isso é algo impressionante para algo que você nem pode ver. 

Leia também::: Quais são os sintomas e fatores de risco para miomas?

Microbioma intestinal e vaginal

Manter um intestino saudável é mais do que apenas uma dieta saudável e garantir que você coma cinco por dia. 

Estudos mostram que os probióticos podem ajudar a manter um trato gastrointestinal saudável. Isso pode contribuir para manter as doenças gastrointestinais comuns afastadas. 

Se você sofre com inchaço, constipação ou diarreia, encontrar o probiótico certo pode ajudá-lo a controlar as coisas. 

Além disso, a relação entre microbioma intestinal e vaginal se amplia ainda mais. Afinal, os probióticos certos ajudam a manter o microbioma vaginal em equilíbrio. 

Isso pode reduzir o risco de infecções fúngicas vaginais, infecções urogenitais e vaginose bacteriana. 

As cepas de lactobacilos dominantes encontradas em uma vagina saudável geralmente criam um ambiente muito ácido para que os microorganismos nocivos sobrevivam. 

Mas espermicidas, antibióticos e pílulas anticoncepcionais podem perturbar o equilíbrio natural. 

Os probióticos trabalham para restaurar o equilíbrio e manter os problemas urogenitais femininos comuns sob controle. 

Leia também::: Você deve se exercitar durante o ciclo menstrual?

Benefícios dos probióticos para as mulheres

Desde ajudar as mulheres a manter um equilíbrio saudável, até atingir condições específicas de saúde das mulheres, os probióticos são os micro-heróis da natureza. 

Eles oferecem uma série de vantagens específicas para a saúde das mulheres, mas selecionar a cepa probiótica certa é fundamental para acessar esses benefícios. 

Antes de tomar probióticos, sempre faça sua pesquisa e procure aconselhamento de um profissional da área da saúde. Ele saberá indicar o probiótico mais adequado para você.

Por fim, espero que a relação entre microbioma intestinal e vaginal, e como os probióticos podem lhe ajudar, tenha sido claro. E para mais informações sobre saúde da mulher, siga meu canal do Youtube!