Você está visualizando atualmente Quais são os sintomas e fatores de risco para miomas?

Quais são os sintomas e fatores de risco para miomas?

Se você estiver com sangramento intenso, longos períodos menstruais, dor pélvica, micção frequente ou constipação, você pode ter miomas uterinos. No entanto, é importante notar que algumas mulheres com a condição não apresentam nenhum sintoma. 

Os miomas uterinos são tumores não cancerosos que crescem no útero. Eles podem ser menores que uma semente de maçã ou crescer até o tamanho de uma laranja. 

Conhece os sintomas e fatores de risco para miomas pode fazer toda a diferença para um diagnóstico precoce e melhor tratamento. Por isso, preparei o artigo abaixo, no qual compartilho informações bastante úteis para todos. Confira!

O que são miomas uterinos?

Miomas uterinos são pequenos tumores benignos que crescem dentro do útero. Eles podem se originar como um crescimento único ou em clusters. 

Ao contrário dos tumores cancerígenos, raramente se espalham para outros órgãos do corpo. Os miomas podem ocorrer em diferentes partes do útero e são descritos de quatro maneiras:

  • Um mioma submucoso está sob o revestimento interno do útero.
  • Um mioma submucoso pedunculado está na cavidade do útero.
  • O mioma mais comum é um mioma intramural, que fica na camada muscular do útero.
  • Por último é um mioma subseroso. Isso está na camada externa do útero.

Miomas vêm em muitos tamanhos diferentes. Mesmo no mesmo paciente, os miomas podem ter tamanhos diferentes e serem encontrados em locais diferentes.

Embora a causa definitiva dos miomas uterinos seja desconhecida, a maioria dos profissionais médicos acredita que existem muitos fatores diferentes em jogo. Algumas causas potenciais incluem: 

Hormônios

Níveis de estrogênio sem oposição demonstraram promover o desenvolvimento de miomas. Níveis elevados de progesterona também foram associados a aumentos no crescimento de miomas.

Genética 

Mutações genéticas nos genes MED12, HMGA2, COL4A5/COL4A6 ou FH foram implicadas no desenvolvimento e crescimento de miomas uterinos.

História familiar 

Ter um membro da família com miomas aumenta o risco de desenvolver miomas em sua vida. De fato, se sua mãe teve miomas, você tem três vezes mais chances de ter miomas em comparação com uma mulher sem histórico familiar de miomas, destacando o forte componente genético dessa condição. Mais pesquisas precisam ser feitas para elucidar os fatores genéticos que contribuem para essa condição.

Hormônios de crescimento 

Hormônios como fatores de crescimento semelhantes à insulina, fatores de crescimento epidérmicos e fatores de crescimento transformadores também podem desempenhar um papel no desenvolvimento de miomas.

O número de micronutrientes no sangue 

A quantidade de certos micronutrientes, como baixos níveis de ferro e/ou vitamina D, pode contribuir para o crescimento e também se enquadra entre os fatores de risco para miomas.

Leia também::: O que são tumores benignos do ovário?

Conheça os fatores de risco para miomas

Algumas coisas podem aumentar sua chance de desenvolver miomas uterinos. Esses fatores incluem: 

  • Idade: O desenvolvimento de miomas torna-se mais comum à medida que as mulheres envelhecem, especialmente durante os 30 e 40 anos e até a menopausa. Após a menopausa, os miomas geralmente encolhem.
  • Peso: Mulheres com excesso de peso correm maior risco de desenvolver miomas. Para mulheres muito pesadas, o risco é duas a três vezes maior que a média.
  • Dieta: Comer muita carne vermelha e presunto está associado a um maior risco de miomas. Comer muitos vegetais verdes, em contrapartida, ajuda a proteger contra miomas.
  • Histórico familiar: Ter um membro da família com miomas aumenta seu risco. De fato, se sua mãe ou irmã teve miomas, seu risco de desenvolvê-los é cerca de três vezes maior que a média.

Tratamento de miomas uterinos

Há uma variedade de opções de tratamento de miomas uterinos. No entanto, a maioria dos médicos concorda que nenhum tratamento é necessário se você não estiver apresentando nenhum sintoma. 

Também é importante observar seus sintomas específicos. Você está experimentando sangramento menstrual intenso ou sintomas como dor pélvica e micção frequente, causados ​​​​por grandes miomas no abdômen? 

Outros fatores que orientarão seu plano de tratamento incluem se você gostaria de ter filhos, sua idade e quão perto você está da menopausa. 

Depois de iniciar a menopausa, é provável que seus miomas encolham ou até desapareçam. No entanto, até o início da menopausa, os miomas podem continuar a se formar, mesmo que outros tenham sido removidos. 

Se você estiver considerando uma abordagem cirúrgica, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de cada procedimento. 

Uma opção mais conservadora é  a embolização de miomas uterinos, um procedimento minimamente invasivo. Ele reduz com segurança e eficácia os tumores fibroides uterinos e oferece alívio dos sintomas desagradáveis ​​que os acompanham. 

Leia também::: O peso do seu parceiro pode ser a causa da infertilidade

Converse com seu médico

Se você tem algum dos sintomas relatados acima, e isso bem prejudicando sua qualidade de vida, é fundamental conversar com seu médico. O diagnóstico precoce dos miomas pode permitir um tratamento mais assertivo e evitar que ele possa comprometer sua saúde.

Por fim, espero que tenha compreendido o que são e quais os fatores de risco para miomas e, para mais informações sobre saúde da mulher, siga também meu canal do Youtube!