Você está visualizando atualmente O que causa a incontinência urinária em mulheres?

O que causa a incontinência urinária em mulheres?

A incontinência urinária em mulheres afeta diretamente sua qualidade de vida. Muitas passam até a ter medo de sair de casa, diante da possibilidade de ter perda involuntária de xixi.

Estima-se que cerca de metade das mulheres adultas sofram de incontinência urinária. No entanto, daquelas que convivem com os sintomas, menos da metade procura atendimento médico.

As razões comuns para atrasar o tratamento variam de constrangimento ao medo da cirurgia e à falta de conhecimento sobre as opções de tratamento não cirúrgico. É por isso que o médico tem um papel fundamental na orientação da paciente sobre a incontinência urinária, causas e tratamento.

No artigo que compartilho abaixo, falo mais sobre o tema e quais as principais causas para a incontinência urinária nas mulheres. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária do controle da bexiga, diferente da micção frequente.

Isso pode acontecer quando os músculos da bexiga estão muito fracos ou muito ativos, e a incontinência pode ser uma preocupação temporária ou um problema crônico.

É um mito que a interface do usuário seja apenas parte do envelhecimento. É uma condição médica que pode afetar mulheres de qualquer idade, e há muitas maneiras diferentes de controlar seus sintomas para que podem ser feitos para se evitar os vazamentos surpresa de urina.

Leia também::: Os benefícios do ômega 3 na menopausa

Tipos de incontinência urinária

Existem quatro tipos diferentes de incontinência urinária: incontinência de esforço, incontinência de urgência, incontinência mista e incontinência por transbordamento.

Cada forma de interface do usuário vem com seus próprios sintomas distintos. Vamos falar sobre os diferentes tipos e os sintomas pelos quais são conhecidos:

Incontinência de esforço

A incontinência de esforço refere-se a qualquer esforço físico no abdome ou na bexiga que força a saída da urina.

Isso pode ser de rir, espirrar, levantar coisas pesadas ou realizar certas atividades físicas. A incontinência de esforço tende a ser mais comum em mulheres mais jovens.

Incontinência de urgência

A incontinência de urgência ocorre quando você sente uma vontade forte e persistente de urinar. Este tipo de incontinência é causada por contrações da bexiga que expelem urina e é comumente referido como tendo uma bexiga hiperativa.

A incontinência de urgência tende a ser mais comum nos últimos anos das mulheres, embora também possa ocorrer em mulheres mais jovens.

Incontinência mista

A incontinência mista refere-se à presença de incontinência de esforço e de urgência. A maioria das mulheres com incontinência urinária tem um componente de estresse e urgência.

Incontinência por transbordamento

A incontinência por transbordamento resulta do transbordamento da bexiga. Quando a bexiga fica muito cheia, a urina vaza.

Mas isso pode ser devido à incapacidade de esvaziar totalmente a bexiga durante a micção ou simplesmente não perceber que precisa ir ao banheiro.

Enurese noturna

É a incontinência que ocorre durante o sono. O exemplo mais típico é o da criança que faz xixi na cama.

Embora a maioria das crianças já tenha aprendido a controlar a micção em torno dos três aos quatro anos de idade, considera-se normal que algumas crianças ainda urinem na cama até os cinco ou seis anos.

Causas de incontinência urinária em mulheres

Existem várias causas de incontinência urinária em mulheres, incluindo músculos pélvicos enfraquecidos, prolapso de órgãos pélvicos e ITUs. Fatores como idade, peso, medicamentos que você toma e se você já esteve grávida também podem afetar o controle da bexiga.

Embora as causas da incontinência urinária sejam baseadas em muitos fatores, as mulheres têm duas vezes mais probabilidade do que os homens de apresentar a condição por causa da estrutura corporal.

O sistema urinário de um homem saudável permanecerá relativamente o mesmo ao longo de sua vida, enquanto o de uma mulher é construído para ser mais flexível.

É essa flexibilidade que permite que as mulheres tenham filhos, mas também deixa o sistema urinário mais suscetível ao enfraquecimento – mesmo em mulheres que nunca engravidaram.

Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver incontinência urinária em mulheres incluem:

• Gravidez e parto
  • Envelhecimento
  • Obesidade
  • Músculos do assoalho pélvico enfraquecidos
  • Prolapso de órgão pélvico
  • Consumo de álcool e cafeína
  • Ingestão excessiva de líquidos
  • Alguns medicamentos
  • Menopausa
  • Condições neurológicas, como a doença de Alzheimer
  • Infecções do trato urinário (ITU)

Quais os principais tipos de tratamento?

Felizmente, existem vários tratamentos não-cirúrgicos para incontinência urinária. Por exemplo, desde treinar a bexiga e os exercícios do assoalho pélvico até o uso de um dispositivo de suporte uretral, existem diferentes opções que você pode tentar para controlar seus sintomas.

Recomendamos discutir suas opções com um médico antes de decidir sobre o melhor curso de ação.

Em alguns casos, seu médico pode recomendar mudanças no estilo de vida para ajudar a controlar e prevenir os sintomas da incontinência urinária.

Isso varia de ajustes em sua dieta a hábitos de exercícios e técnicas de gerenciamento entre as pausas para ir ao banheiro. Caso eles não surtam efeito, há também opções de tratamento cirúrgico.