You are currently viewing É possível identificar crianças que podem estar em risco de SOP?

É possível identificar crianças que podem estar em risco de SOP?

Embora seja incomum que uma menina pré-púbere seja diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos (SOP), a condição pode afetar meninas adolescentes que começaram a menstruar. 

Nesses casos, a SOP pode fazer com que as meninas tenham períodos menstruais irregulares, períodos intensos e até mesmo fazer com que os períodos parem completamente. 

Mas os sintomas da SOP também podem incluir crescimento de pelos e acne, além de afetar diretamente a qualidade de vida dessas jovens. É por isso que o diagnóstico precoce é fundamental, como forma de garantir o bem-estar dessa pessoa.

No artigo que compartilho abaixo, trago mais informações de como a SOP impacta em crianças e jovens, e a importância do diagnóstico precoce. Vamos conferir?

Causas e Fatores de Risco

A SOP é um dos distúrbios endócrinos mais comuns em mulheres. Os distúrbios endócrinos ocorrem quando os hormônios estão muito baixos ou muito altos. Eles também ocorrem se o corpo não responde aos hormônios da maneira que deveria. 

As causas exatas da SOP ainda são um mistério, mas a condição parece estar relacionada a desequilíbrios hormonais (principalmente níveis mais altos de andrógenos) e genética. 

E é por isso que ocorre em famílias, com maior incidência de casos onde mães ou avós tiveram a síndrome dos ovários policísticos. Meninas que ainda não tiveram seu primeiro período menstrual não podem ter a síndrome.

Leia também::: SOP causa queda de cabelo?

Puberdade precoce

A puberdade precoce — que é diagnosticada quando uma menina tem sua primeira menstruação antes dos 8 anos — é de particular interesse quando se considera a SOP em meninas adolescentes.

Um estudo analisou a prevalência de SOP em mulheres jovens que passaram pela puberdade precoce. Conforme ele, os pesquisadores descobriram que adolescentes do sexo feminino que experimentaram a puberdade precoce tinham um risco aumentado de desenvolver a síndrome.

Alguns sinais comuns de SOP incluem:

  • Períodos irregulares, ou muito frequentes, períodos próximos ou ausência de períodos
  • Excesso de pelos no rosto ou em outras partes do corpo, conhecido como hirsutismo
  • Acne no rosto e no corpo
  • Obesidade, ganho de peso, dificuldade para perder peso ou todos os três
  • Manchas de pele (particularmente na parte de trás do pescoço)
  • Afinamento do cabelo e queda, uma condição chamada alopecia
  • Hipertensão arterial, colesterol alto ou diabetes 

Por isso, se você pode ver por que alguns desses sintomas podem ser negligenciados em uma jovem. A acne, por exemplo, é comum em muitos adolescentes com ou sem SOP.

Como é feito o diagnóstico?

Por isso, se sua filha começar a apresentar sintomas de puberdade antes dos 10 anos ou sua adolescente começar a apresentar sintomas de SOP, ela deve ser avaliada por um médico. 

Mas se o médico achar que ela tem SOP, eles podem encaminhá-la a um ginecologista ou endocrinologista que pode fazer um diagnóstico. Chegar a um diagnóstico pode envolver:

  • Perguntas gerais de saúde
  • Perguntas sobre seu ciclo menstrual
  • Um exame físico completo
  • Exames de sangue para verificar os níveis hormonais, açúcar no sangue e lipídios (incluindo colesterol)
  • Um ultrassom pélvico. Em meninas com SOP, os ovários podem ser ligeiramente maiores que o normal e podem ter vários cistos minúsculos

Uma pessoa pode não atender aos critérios de diagnóstico imediatamente, mas pode ter um risco maior de desenvolvê-la mais tarde.

Um diagnóstico é feito confirmando que dois dos seguintes estão presentes:

  • Ciclos menstruais irregulares (também conhecidos como oligo/anovulação)
  • Sinais de excesso de testosterona que incluem acne ou excesso de pelos no corpo ou por exames de sangue (também conhecido como hiperandrogenismo)
  • Ovários com aparência policística na ultrassonografia 

Além disso, um exame hormonal completo deve ser realizado para determinar se há uma condição diferente da SOP que possa explicar os sintomas.

Leia também::: A relação entre a SOP e Autismo

A importância do diagnóstico precoce da SOP

Por fim, ficar atento aos sinais e sintomas que caracterizam a SOP é fundamental para um diagnóstico precoce e melhor plano de tratamento, reduzindo problemas mais graves no futuro.

Espero que tenha compreendido os sinais da SOP em crianças e jovens e, para mais informações sobre o tema, acesse e siga meu canal do Youtube!