You are currently viewing SOP causa queda de cabelo?

SOP causa queda de cabelo?

Como acontece com a maioria dos desequilíbrios hormonais, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) vem com uma série de sintomas nada agradáveis: menstruação irregular, ganho de peso, aumento da acne — a lista continua.

E embora o aumento de pelos corporais seja um dos sintomas, há também uma relação entre SOP e queda de cabelo.

Esta queda de cabelo é comumente conhecida como calvície de padrão feminino ou alopecia androgênica

Para explicar porquê ela ocorre, e como reverter este quadro de associação entre SOP e queda de cabelo, confira o artigo que preparei abaixo!

SOP e queda de cabelo

Embora muitas mulheres com SOP apresentem crescimento excessivo de cabelo no rosto e no corpo, por outro lado, algumas terão queda e desbaste de cabelo. 

Como mencionado anteriormente, a SOP leva à produção extra de andrógenos, que pode resultar em virilização — o desenvolvimento de características mais masculinas, como o hirsutismo. 

Mas esses andrógenos excedentes também podem desencadear o enfraquecimento do cabelo, especialmente próximo à parte frontal do couro cabeludo. 

Perder o cabelo pode ser extremamente difícil de aceitar, afetando a confiança, a autoestima e até noções preconcebidas sobre a feminilidade. 

Infelizmente, qualquer queda de cabelo relacionada à SOP é preocupante. Mas, com a aplicação correta, é possível enfrentar e até estimular o crescimento de novos fios. Além disso, existem várias maneiras inteligentes de mascarar a queda de cabelo.

Leia também::: Qual a relação entre saúde emocional e SOP?

Por que ocorre a queda de cabelo?

A perda de cabelo com SOP ocorre devido a um aumento do hormônio masculino (conhecido como andrógeno) no corpo. 

Esse excesso de andrógenos desencadeia o afinamento do cabelo no couro cabeludo. No entanto, não existe calvície completa como a observada nos homens.

Os principais hormônios que desempenham um papel vital são a testosterona e a androstenediona. Outros andrógenos incluem di-hidrotestosterona (DHT), desidroepiandrosterona (DHEA) e sulfato de DHEA (DHEA-S).

Esses são comumente chamados de hormônios masculinos e produzidos naturalmente nos ovários, nas glândulas supra-renais e nas células de gordura do corpo feminino.

Estes desempenham um papel fundamental na puberdade, estimulando o crescimento dos pelos púbicos e nas axilas. Eles controlam o grau e a frequência da perda de sangue durante a menstruação e se convertem em estrogênio.

Níveis de andrógenos

Os níveis de andrógenos nas mulheres são muito mais baixos do que nos homens. Então, quando os ovários se transformam em cistos e, em seguida, produzem muito deles, eles podem bloquear os folículos capilares, causando a alopecia androgênica.

O cabelo torna-se mais fino em diâmetro, mais curto em comprimento e mais claro na cor até que finalmente não cresce mais. 

Aqueda do cabelo começa na divisão no topo da cabeça e depois se espalham gradualmente de forma que o couro cabeludo apareça. 

Eventualmente, essa queda de cabelo pode se tornar severa, levando à quase calvície, especialmente quando as mulheres passam pela menopausa.

O principal culpado aqui é o DHT, que se liga aos receptores nos folículos do couro cabeludo e encolhe esses folículos, tornando impossível a sobrevivência de um cabelo saudável. 

Isso é exacerbado pelo fato de que a falta de ovulação causou falta de progesterona, que normalmente se ligaria a esses mesmos receptores, evitando que a queda de cabelo acontecesse em primeiro lugar.

Leia também::: Importância da vitamina D para mulheres com SOP

Como tratar

É possível tratar essa queda de cabelo por via medicamentosa, mas isso exige uma avaliação cuidadosa por parte do médico. 

Pode ser necessário ainda um trabalho multidisciplinar, envolvendo ainda um dermatologista (para cuidar da queda de cabelo em si) e de um endocrinologista, para controlar os hormônios corporais.

Mas se você sofre de SOP , lembre-se do seguinte: a SOP pode afetar sua saúde física e mental — especialmente quando causa sintomas visíveis como queda de cabelo.

Por isso é fundamental buscar o atendimento médico caso você tenha outros sintomas da SOP, para que um tratamento conjunto possa ser realizado e amenizar todos os desconfortáveis sintomas desta doença.

Espero que tenha compreendido a relação entre SOP e queda de cabelo e, para mais dicas e muita informação, siga meu canal do Youtube!