You are currently viewing Quais são os principais avanços no tratamento da SOP?

Quais são os principais avanços no tratamento da SOP?

Certas mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, são consideradas tratamento de primeira linha para mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). 

Os tratamentos farmacológicos são reservados para os chamados distúrbios metabólicos, como anovulação, hirsutismo e irregularidades menstruais. 

Os medicamentos para essas condições incluem anticoncepcionais orais, metformina, prednisona, leuprolida, clomifeno e espironolactona.

E felizmente, cada vez mais estudos são realizados e que trazem avanços no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos. Para saber mais sobre eles, confira o artigo abaixo!

O que é a SOP?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é ​​uma condição multifacetada caracterizada por anovulação crônica e excesso de atividade ovariana. 

Estudos recentes indicaram que a SOP está associada à inflamação crônica de baixo grau e que as mulheres com SOP apresentam risco aumentado de doença hepática gordurosa não alcoólica. 

Os distúrbios inflamatórios e metabólicos associados à SOP são explicados em parte pela coexistência de resistência à insulina e obesidade, mas são ainda alimentados pelo excesso de andrógenos. 

Novos insights sobre a regulação de hormônios e citocinas no tecido muscular e adiposo apoiam o conceito de que a SOP é uma síndrome sistêmica. 

Leia também::: Quais são os tipos de SOP?

Riscos da Síndrome dos Ovários Policísticos

Se você foi diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), é importante compreender os riscos de saúde a longo prazo associados à doença, que incluem:

  • Infertilidade ou subfertilidade
  • Câncer do endométrio
  • Diabetes
  • Anormalidades lipídicas
  • Riscos cardiovasculares
  • Apneia obstrutiva do sono

Nem todas as mulheres com SOP desenvolverão essas condições, mas ter a SOP aumenta o risco. 

Portanto, é importante ter sua saúde monitorada regularmente por um médico com experiência no tratamento de mulheres com SOP. 

Visitas regulares ao médico devem ser agendadas durante seus anos reprodutivos e continuar após a menopausa, mesmo que você não tenha mais períodos irregulares e outros sintomas de Síndrome dos Ovários Policísticos possam diminuir após o fim da menstruação.

Tratamento para a Síndrome dos Ovários Policísticos

A medicina está em constante atualização e muitas coisas que se acreditava antes, agora não fazem mais sentido. 

E está tudo bem, pois isso se dá a novos estudos, novas tecnologias e que nos colocam em constante melhoria de como conhecer e cuidar da nossa saúde. Esse é o caso do tratamento da SOP. 

É crescente o número de mulheres que buscam uma alternativa aos antigos tratamentos da Síndrome dos Ovários Policísticos, pois são notados efeitos colaterais, paliativos ou nenhuma mudança no quadro clínico. 

E graças aos avanços da medicina, podemos oferecer a cada mulher um tratamento único para SOP, com base nas suas características individuais, o que proporciona um tratamento muito mais efetivo. 

O tratamento para a SOP geralmente começa com mudanças no estilo de vida, como perda de peso, dieta e exercícios. 

Perder apenas 5% a 10% do seu peso corporal pode ajudar a regular o seu ciclo menstrual e melhorar os sintomas da SOP.

As pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos podem ajudar a regular o ciclo menstrual e a tratar os sintomas da SOP, como crescimento de pelos e acne.

Leia também::: Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Cuide da sua saúde

A SOP pode interromper os ciclos menstruais da mulher e dificultar a gravidez. Altos níveis de hormônios masculinos também levam a sintomas indesejados, como crescimento de pelos no rosto e no corpo.

As intervenções no estilo de vida são os primeiros tratamentos recomendados pelos médicos para a SOP, e geralmente funcionam bem.

A perda de peso pode tratar os sintomas da SOP e melhorar as chances de engravidar. Dieta e exercícios aeróbicos são duas maneiras eficazes de perder peso.

Os medicamentos são uma opção se as mudanças no estilo de vida não funcionarem. As pílulas anticoncepcionais e a metformina podem restaurar os ciclos menstruais mais normais e aliviar os sintomas da SOP.

E para saber mais sobre os principais tratamentos para Síndrome dos Ovários Policísticos, confira também o vídeo que gravei para o meu canal no Youtube!