Você está visualizando atualmente O peso do seu parceiro pode ser a causa da infertilidade

O peso do seu parceiro pode ser a causa da infertilidade

Quando se fala em infertilidade, o mais comum é se imaginar algo que aconteceu com a mulher. Mas sabiam que a obesidade masculina e infertilidade também andam bem próximas?

É por isso que quando se fala em infertilidade, gosto de falar em infertilidade do casal. Afinal, é preciso que ambos sejam investigados para determinar as causas, e não fazer exames apenas nas mulheres.

Aliás, no Brasil estima-se que a infertilidade atinja 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos.

E a obesidade masculina e infertilidade possuem uma relação bastante estreita, como explico no artigo que compartilho abaixo!

Obesidade masculina e infertilidade 

As taxas de obesidade estão aumentando e muitas pessoas sabem que o excesso de peso pode afetar negativamente a saúde geral de uma pessoa. 

Estar acima do peso ou obeso como homem também pode tornar mais difícil para um casal conceber. Na verdade, os homens que pesam apenas 20 quilos a mais do que seu peso ideal são 10% mais propensos a ter infertilidade masculina.

A ligação entre obesidade masculina e infertilidade é clara, mas por que isso acontece? Os principais motivos são: 

  • Quanto maior o índice de massa corporal (IMC) de um homem, maior a probabilidade de ele ter uma baixa contagem de espermatozoides. Ele também é mais propenso a ter diminuição da qualidade e movimento do esperma. Esses fatores podem dificultar a concepção, enquanto a baixa qualidade do esperma também pode levar ao aborto espontâneo.
  • Estar acima do peso ou obeso pode levar a desequilíbrios hormonais. Se o corpo de um homem tem excesso de peso corporal, o hormônio masculino testosterona se transforma no hormônio feminino estrogênio. Quando um homem tem níveis de estrogênio acima do normal, seus testículos são menos propensos a produzir esperma.
  • Outro problema em homens obesos é que o escroto muitas vezes permanece em contato próximo com o corpo. Estar mais perto dos tecidos circundantes do corpo aumenta a temperatura do escroto, que mantém o esperma em uma temperatura mais alta. Essa temperatura mais alta pode danificar o esperma.

Leia também::: O que são tumores benignos do ovário?

Piorando os problemas de fertilidade

A obesidade masculina e infertilidade também podem ter uma relação estranha e circular. É difícil dizer qual causou o outro. Por exemplo, o estresse – como o tipo que os casais experimentam durante uma longa jornada de fertilidade – pode levar o homem a comer por estresse. Isso faz com que o consumo de alimentos gordurosos e açucarados sejam priorizados, aumentando ainda mais o peso corporal.

Às vezes, enfrentar os desafios da fertilidade começa com a obtenção de um peso saudável. Perder peso é um conceito simples, mas na prática nem sempre é fácil. 

O primeiro passo é procurar manter uma dieta equilibrada e realizar exercícios físicos regularmente. E vale lembrar que o peso saudável é bom também para a mamãe, que poderá ter uma gestação mais tranquila e que permita um melhor desenvolvimento do bebê.

Por fim, espero que tenha compreendido a relação entre obesidade masculina e infertilidade, e para saber mais sobre este tema, confira o ebook que compartilho gratuitamente clicando no botão abaixo!