You are currently viewing O que pode causar infertilidade?

O que pode causar infertilidade?

Uma pergunta bastante comum lá no meu Instagram é sobre infertilidade. Muitas mulheres dizem que não conseguem engravidar. Mas o que será que causa isso?

A infertilidade deve ser muito bem avaliada. Afinal de contas, há uma infinidade de causas que desencadeiam essa condição na mulher.

Outro ponto importante é citar que a infertilidade não é só da mulher. Ela é do casal! E por isso que é importante que o homem também seja investigado.

Para falar um pouco sobre a infertilidade, preparei um artigo com as principais causas. Vamos lá!

Síndrome dos ovários polísticos (SOP)

Vocês que me acompanham já me ouviram falar sobre a síndrome do ovário policístico (SOP). A SOP é uma causa comum de infertilidade feminina e afeta cerca de 10% das mulheres.

Por exemplo, mulheres com SOP podem ter níveis mais elevados de andrógenos ou hormônios “masculinos” do que o normal. 

Mas no exame de ultrassom, os ovários de mulheres com SOP podem mostrar minúsculos fios de cistos parecidos com pérolas.

Ou seja, mulheres com a síndrome sofrem com ciclos menstruais irregulares ou ausentes, acne, pele oleosa, crescimento anormal do cabelo e obesidade.

Além disso, também causa ovulação irregular, com algumas mulheres com SOP não ovularem. O desequilíbrio hormonal também aumenta o risco de aborto espontâneo.

Endometriose

A endometriose é outra causadora da infertilidade feminina. Para entender a endometriose, você precisa saber o que é endométrio. O endométrio é o tecido que reveste o útero. 

Por exemplo, ele engrossa e cresce a cada ciclo menstrual, preparando o útero para um embrião, e se a gravidez não acontecer, o endométrio se decompõe, deixando seu corpo pela menstruação.

Endometriose é quando o endométrio cresce fora do útero. Mas podem se formar perto dos ovários e das trompas de falópio, ao redor do trato urinário e gastrointestinal e até mesmo, em casos raros, nos pulmões. 

Os depósitos endometriais podem causar dor e infertilidade. Os depósitos endometriais podem impedir que um óvulo chegue às trompas de falópio. 

A endometriose também pode causar problemas de ovulação, especialmente se cistos endometriais se formarem nos ovários.

Mesmo que as trompas de Falópio estejam desobstruídas e a ovulação esteja ocorrendo, a inflamação causada pela endometriose pode interferir na implantação saudável de um embrião. 

Leia também::: Endometriose: a importância do diagnóstico precoce

Idade

Nem toda causa de infertilidade é uma doença ou condição não natural. O envelhecimento saudável é uma causa comum de infertilidade feminina. 

Embora homens e mulheres tenham diminuído sua fertilidade à medida que envelhecem, esse declínio é mais pronunciado nas mulheres.

Por exemplo, algumas mulheres terão sintomas, que incluem mudanças na menstruação (o sangramento fica mais leve), ciclos irregulares e secura vaginal.

Leia também::: Qual a diferença entre menopausa e pós-menopausa?

Disfunção tireoidiana

A tireóide é uma glândula essencial do sistema endócrino. A saber, ela está localizada na parte frontal do pescoço e logo acima da clavícula, a glândula tireoide usa iodo para produzir hormônios tireoidianos específicos. Esses hormônios regulam a energia e o metabolismo em todo o corpo.

Além disso, o hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz esses hormônios em quantidade suficiente. O hipertireoidismo ocorre quando a glândula produz hormônios tireoidianos em excesso. 

Mesmo que a glândula tireoide não faça parte do sistema reprodutivo, os hormônios que ela regula podem ter um impacto na fertilidade.

Mulheres com qualquer um dos distúrbios da tireoide podem ter períodos menstruais irregulares.

Insuficiência ovariana prematura

Similarmente, a insuficiência ovariana prematura (IOP) ocorre quando a quantidade e a qualidade dos óvulos nos ovários são anormalmente baixas antes dos 40 anos e também pode causar infertilidade. 

Ocorre em menos de 1% das mulheres. Algumas causas possíveis incluem:

  • Condições congênitas ou genéticas 
  • Lesão cirúrgica nos ovários
  • Exposição à toxina (como na quimioterapia)

A IOP também parece estar associada a alguns distúrbios autoimunes, incluindo disfunção tireoidiana.

Dessa forma, entre os sintomas mais comuns estão a menstruação irregular ou ausente, secura vaginal, ondas de calor, alterações de humor e insônia. 

Mas mulheres com a insuficiência possuem qualidade e a quantidade de óvulos  baixas, elas podem não estar ovulando ou a ovulação pode ser esporádica. 

Se a ovulação estiver ocorrendo, a qualidade do ovo pode ser ruim. Isso diminui as chances de concepção.

Procure sempre um médico

Se você está tendo problemas para engravidar, procure sempre um médico ginecologista. Acima relatei algumas das causas, mas como citei, é preciso uma investigação para detectar a causa exata e iniciar o melhor tratamento.

Dessa forma, volto a frisar: a infertilidade é um problema de casal — nem sempre a causa está na mulher — ela pode estar no homem, que também precisa ser examinado.

E então? Gostou do artigo sobre infertilidade? Portanto, se quiser saber mais, confira também o vídeo sobre o tema no meu canal no Youtube que está logo abaixo.

Também aproveito para indicar meu e-book Desmistificando a Infertilidade. Para isso, clique no botão abaixo e o receba agora mesmo!