Você está visualizando atualmente Escape menstrual é comum na menopausa?

Escape menstrual é comum na menopausa?

Quando a maioria das mulheres chega aos cinquenta e poucos anos, elas entram na menopausa. E algumas se perguntam: o escape menstrual é comum nessa fase da vida?

Você pode notar um pouco de sangue no papel higiênico com o qual se limpa depois de urinar. Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. 

A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular. Não importa a cor, e geralmente não envolve dor.

Mas como muitas mulheres se questionam se o escape menstrual é comum na menopausa, preparei o artigo abaixo, onde explico mais sobre o tema. Siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

Escape menstrual

Então o que está acontecendo? Escape menstrual é normal durante a menopausa? Embora a menstruação não seja uma ocorrência comum na perimenopausa e na experiência da mulher na menopausa, há muitas razões pelas quais você pode notar algum sangramento vaginal ocasional, apesar de não estar menstruada.

A maioria das razões para manchas não são fatais ou perigosas, mas para ter certeza de que a causa de sua mancha não é terrível, você deve visitar seu ginecologista para descartar os piores cenários.

As principais causas

Os especialistas concordam que o sangramento durante a menopausa, que é uma queixa comum, não significa necessariamente que haja um problema médico sério. 

Algumas pesquisas constatam que até 11% das mulheres na pós-menopausa apresentam algum sangramento da menopausa.

No entanto, também não é totalmente normal. Vale a pena aprender os fatos e explorar a origem do seu sangramento durante a menopausa.

Algumas razões para o escape menstrual na menopausa são:

Não está na menopausa

Você acha que está na menopausa, mas na verdade não está. Lembre-se, a menopausa é definida como 12 meses consecutivos sem menstruação. Se você chegou a 10 meses e sangrou, volte e comece a contar novamente.

Você está na perimenopausa

Você pode estar na perimenopausa. Durante a perimenopausa, o período que antecede a sua última menstruação, seus níveis hormonais estão em fluxo e é normal ter períodos irregulares. Seus períodos menstruais podem ser mais intensos ou mais leves do que o normal e seu fluxo também pode variar. Em alguns meses, seus ovários podem não liberar nenhum óvulo e você pode pular totalmente a menstruação. Em outros meses, sua menstruação pode ser tão leve que se assemelha a manchas, em vez de seu fluxo robusto usual. Essa transição pode durar até 14 anos.

Secura vaginal

Menos estrogênio significa menos umidade, lubrificação e elasticidade em toda a área vaginal. Carinhosamente chamados de “atrofia vulvovaginal”, esses tecidos frágeis são mais propensos a lesões e lacerações, especialmente durante a atividade sexual. Mesmo o exercício pode causar sangramento em uma vagina suscetível.

Hemorroidas

Às vezes, o sangramento dessas veias inchadas no ânus é confundido com sangramento vaginal. Por isso, é importante também tentar identificar a origem do sangramento.

Varizes na vagina

As varizes não se limitam apenas às pernas ou pés. Às vezes, eles também podem aparecer em torno de seus órgãos genitais.

Câncer do endométrio

Em torno de 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de endométrio (câncer do revestimento do útero) relatam sangramento antes do diagnóstico. Felizmente, se for descoberto precocemente, há uma alta taxa de cura.

Pólipos

Estes são crescimentos não cancerosos ou benignos que podem aderir à parede do útero ou ao revestimento do útero (endométrio). Eles também podem crescer no colo do útero, onde podem causar sangramento após o sexo. A maioria dos pólipos pode ser removida com cirurgia.

Hiperplasia endometrial

É quando o revestimento do útero se torna muito espesso. Não tratada, pode levar ao câncer uterino. Dessa forma, as opções de tratamento incluem dilatação e curetagem para remover o excesso de tecido, histerectomia para remover o útero ou terapia com progesterona.

Atrofia endometrial

Em vez de ficar muito grosso, o revestimento do útero pode ficar muito fino (devido aos baixos níveis hormonais), o que pode desencadear sangramento. 

Câncer uterino

Cerca de 10% das vezes, o sangramento pós-menopausa aponta para câncer uterino, o tipo mais comum de câncer reprodutivo. Os tratamentos podem incluir cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou radioterapia. 

Cervicite

A cervicite é uma infecção ou inflamação no colo do útero ou no útero, que geralmente é tratada com antibióticos. 

Endometriose

É quando o tecido semelhante ao tecido que cresce dentro do útero se aventura para fora do útero e se liga a outros órgãos na área pélvica. 

ISTs

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também podem causar o sangramento, dando a impressão de ser um escape menstrual mesmo durante a menopausa.

Leia também::: Fadiga na menopausa: o que causa e como vencê-la

Converse com seu médico

Como foi possível acompanhar, o motivo do escape menstrual durante a menopausa pode ser variado. Por isso, caso perceba isso acontecendo com você, procure seu médico.

O ginecologista é o profissional indicado para diagnosticar a causa exata o sangramento vaginal e iniciar o tratamento mais assertivo.

Por fim, espero que compreenda os motivos do escape menstrual durante a menopausa e, para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube clicando no banner abaixo!

https://www.youtube.com/channel/UC0fWPUJIB9TsKe-TTvbcwcQ