Você está visualizando atualmente Há tratamento não-hormonal para a endometriose?

Há tratamento não-hormonal para a endometriose?

A endometriose causa o crescimento de tecido do endométrio fora do útero. É uma condição inflamatória crônica dependente de estrogênio que afeta cerca de 5 a 10% das mulheres (190 milhões em todo o mundo) em seus anos reprodutivos.

As lesões estão localizadas principalmente nos órgãos pélvicos, e a doença muitas vezes causa dor pélvica intensa exacerbada pela menstruação e redução da fertilidade.

O tratamento geralmente é hormonal ou cirúrgico, e que visa devolver a qualidade de vida para a mulher que sofre deste problema.

Porém, pesquisas recentes apontam para novas formas de tratamento, desta vez não hormonais, e cujos primeiros resultados são bastante promissores.

Para saber mais, confira o artigo que preparei abaixo!

Um estudo promissor

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, Baylor College of Medicine, Bayer AG e da Universidade de Oxford descobriram uma opção terapêutica alternativa para o tratamento da endometriose dolorosa sem o uso de cirurgia ou hormônios.

Após um estudo genético, esses cientistas encontraram um novo alvo não hormonal promissor que pretendem investigar mais profundamente.

Parece que esse alvo pode permitir que o tratamento aborde os componentes inflamatórios e dolorosos da doença.

Eles projetaram e conduziram análises genéticas em humanos e macacos rhesus — duas espécies que desenvolveram endometriose espontaneamente — e descobriram o gene NPSR1 (receptor 1 do neuropeptídeo S) associado à doença.

Embora as causas moleculares da endometriose não sejam conhecidas, a herdabilidade é estimada em cerca de 50%, indicando um forte componente genético.

As opções de tratamento atuais são a terapia hormonal e a cirurgia com uma extrema necessidade de terapêutica não hormonal.