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SOP e comida: o que comer

SOP e comida andam de mãos dadas. De acordo com o que você come, pode intensificar os sintomas, ou então amenizá-los.

A pesquisa mostrou que hábitos alimentares saudáveis ​​e atividade física regular ajudam a controlar a SOP.

E por isso, conhecer quais são os alimentos benéficos, e quais devem ser riscados da sua lista de compras, é essencial!

No artigo abaixo, compartilho um pouco mais sobre esta ligação entre SOP e comida, e quais os alimentos indicados e banidos. Vamos conferir??

Como a dieta afeta a SOP?

As mulheres com SOP costumam ter níveis de insulina mais altos do que o normal. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas. Ajuda as células do corpo a transformarem o açúcar (glicose) em energia.

Se você não produzir insulina suficiente, seus níveis de açúcar no sangue podem aumentar. Isso também pode acontecer se você for resistente à insulina, o que significa que não é capaz de usar a insulina que produz de forma eficaz.

Ou seja, se você for resistente à insulina, seu corpo pode tentar bombear altos níveis de insulina em um esforço para manter seus níveis de açúcar no sangue normais. 

Níveis muito altos de insulina podem fazer com que seus ovários produzam mais andrógenos, como a testosterona.

A resistência à insulina também pode ser causada por um índice de massa corporal acima da faixa normal. 

A resistência à insulina pode dificultar a perda de peso, razão pela qual as mulheres com SOP costumam ter esse problema.

Uma dieta rica em carboidratos refinados, como alimentos ricos em amido e açucarados, pode tornar a resistência à insulina e, portanto, a perda de peso mais difícil de controlar.

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Que alimentos devo comer?

Mulheres com SOP devem adicionar alimentos diferenciados em sua gestação, que vão lhe garantir melhor qualidade de vida.

Por exemplo, alimentos ricos em fibras podem ajudar a combater a resistência à insulina, desacelerando a digestão e reduzindo o impacto do açúcar no sangue. Isso pode ser benéfico para mulheres com SOP.

Ótimas opções para alimentos ricos em fibras incluem:

  • vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor
  • verduras, incluindo folha de alface e rúcula
  • pimentas verdes e vermelhas
  • feijão e lentilha
  • amêndoas
  • mirtilos
  • batatas doces
  • abóbora

Fontes de proteína magra como frango e peixe não fornecem fibras, mas são muito satisfatórias e uma opção alimentar saudável para mulheres com SOP.

Os alimentos que ajudam a reduzir a inflamação também podem ser benéficos. Eles incluem:

  • tomates
  • espinafre
  • amêndoas e nozes
  • azeite
  • morangos
  • peixes gordurosos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e sardinha

Quais alimentos devo evitar?

Mas como mencionamos, os carboidratos refinados causam inflamação, exacerbam a resistência à insulina e devem ser evitados ou limitados significativamente. 

Isso inclui alimentos altamente processados, como:

  • pão branco
  • bolos
  • tortas 
  • sobremesas açucaradas
  • qualquer coisa feita com farinha branca

O açúcar é um carboidrato e deve ser evitado sempre que possível. Além disso, ao ler os rótulos dos alimentos, certifique-se de procurar os vários nomes do açúcar. Esses incluem sacarose, xarope de milho ou dextrose.

O açúcar também pode estar escondido nas coisas que você bebe, como refrigerantes e sucos. Além disso, é uma boa ideia reduzir ou remover alimentos que causam inflamação, como batatas fritas, margarina e carnes vermelhas ou processadas de sua dieta.

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SOP e comida

Como explicamos ao longo do texto, alguns alimentos podem intensificar os sintomas da SOP, enquanto outros são benéficos para o organismo.

Quase todos os alimentos que podem agravar sua condição têm uma contraparte mais saudável e benéfica. 

Por exemplo, se você está acostumado com margarina e torrada no café da manhã, tente substituir o pão integral com alto teor de fibras por azeite ou abacate.

Mas lembre-se sempre que se seus sintomas persistirem, fale com seu médico. Afinal, ele pode iniciar um novo tratamento com o objetivo de lhe devolver sua qualidade de vida.

Espero que tenha gostado do artigo relacionando a SOP e comida. E para mais dicas e muita informação, siga meu canal do Youtube!