You are currently viewing Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Ajustar sua nutrição é fundamental para levar uma vida saudável e nutrida, e é especialmente útil se você tiver Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). 

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da suplementação e como pode ajudá-la a atingir níveis insuperáveis ​​de nutrição. 

Mas, com tantos suplementos no mercado, às vezes tudo pode ficar um pouco confuso, até para nós profissionais de saúde. 

No entanto, sabemos que não existe nenhuma rotina de suplemento “tamanho único” para a SOP: cada pessoa é construída de forma diferente. Portanto, exigirá quantidades variáveis ​​de nutrientes e minerais essenciais.

Porém, um dos suplementos que apresenta grandes virtudes na redução dos sintomas da SOP é a Coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona.

Para falar sobre seus benefícios, preparai o artigo abaixo com informações bastante úteis. Confira!

O que é a Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 é um suplemento que tem um resultado muito positivo para as mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos.

O grande benefício no uso da Coenzima Q10 é a queima de gordura, já que um dos sintomas que mais incomodam as mulheres com SOP é o sobrepeso e obesidade.

A Coenzima Q10, é um nutriente extremamente importante, necessário para as células funcionarem em seu melhor. 

Ela conduz a conversão de glicose em energia, que é usada para alimentar o metabolismo e os músculos — sendo o mais importante o coração. 

Melhor ainda, Coenzima Q10 é uma usina antioxidante, contendo um potente punção de vitaminas E e C, junto com selênio, que atua para aliviar o estresse oxidativo no corpo. 

A mensagem para levar para casa é esta: CoQ10 não é apenas uma arma poderosa para a produção de energia, mas é uma excelente armadura contra os radicais livres que se espalham pelo seu corpo, causando sua deterioração, envelhecimento e inflamações, como a SOP.

Leia também::: Quais são os tipos de SOP?

Como a Coenzinma Q10 trata a SOP?

A Coenzima Q10 não é produzida naturalmente no nosso corpo e, além da suplementação, ela pode ser encontrada em alimentos como salmão e atum, figado bovino, brócolis, couve-flor e espinafre, e no amendoim e na soja.

No entanto, embora sempre sugerimos encher seu prato com esses alimentos, muitas vezes eles não contêm Coenzima Q10 suficiente para atender aos requisitos de uma dose terapêutica.

É aí que entra a importância da suplementação, seguindo sempre a orientação médica. Quando você consome doses necessárias Coenzima Q110, ela agirá no organismo das mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos da seguinte forma:

Reduz a insulina

Como mencionamos em outros momentos, sua SOP pode desencadear níveis mais elevados de insulina. Há evidências que sugerem que a Coenzima Q10 pode reduzir os níveis de insulina. 

Em um ensaio publicado no Journal of Clinical Endocrinology, um grupo de mulheres com SOP recebeu suplementação todos os dias durante 12 semanas, enquanto outro grupo recebeu um placebo. 

No final do estudo, o grupo que tomou Coenzima Q10 observou uma redução acentuada em seus níveis de glicose e insulina. 

Claramente, então, a Coenzima Q10 tem propriedades de equilíbrio de açúcar no sangue, o que é uma ótima notícia para o seu SOP!

Melhora na fertilidade

Infelizmente, a SOP pode afetar a qualidade do óvulo e a fertilidade. Por isso, é importante que você entenda a ligação. 

No entanto, esta é outra área na qual a Coenzima Q10 pode ajudar. Um estudo revelou que, como antioxidante, a Coenzima Q10 tem sido associada à melhora da ovulação porque neutraliza os radicais livres que prejudicam a qualidade do óvulo. 

Nos últimos anos, pesquisas também revelaram que a Coenzima Q10 pode ajudar mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos na tentativa de engravidar.

Leia também::: SOP e ovários: seus efeitos vão muito além no organismo

Converse com seu médico

Como já mencionei, cada pessoa é diferente, portanto, converse com um profissional de saúde sobre o quanto você precisa para se beneficiar com segurança da Coenzima Q10. 

Esteja ciente de que ela é solúvel em gordura, então certifique-se de tomar sua dose diária durante as refeições, ou junto com um suplemento de ômega 3.

Dessa forma, você poderá se beneficiar dos efeitos da Coenzima Q10 se tiver Síndrome dos Ovários Policísticos. E para mais dicas e informações, siga também meu canal no Youtube!