Você está visualizando atualmente Quais são os tipos de SOP?

Quais são os tipos de SOP?

A síndrome dos ovários policísticos — ou SOP como é mais comumente conhecida — é indiscutivelmente a condição relacionada aos hormônios mais comum em mulheres.

A SOP é administrável quando diagnosticada, e as mudanças no estilo de vida demonstraram fazer uma grande diferença. A gestão é importante na prevenção de quaisquer riscos para a saúde a longo prazo.

Existem diferentes tipos e cada pessoa pode apresentar sintomas em um espectro. Para explicar um pouco mais sobre esse tema, preparei o artigo abaixo. Confira!

#1. Resistente à insulina

Com a SOP resistente à insulina, você tem uma capacidade reduzida de controlar adequadamente o açúcar no sangue.

Dessa forma, muita insulina pode prejudicar a ovulação e fazer aos ovários para produzirem mais testosterona em vez de estrogênio.

Mas também estimula a glândula pituitária a produzir mais hormônio luteinizante. Ou seja, equilibrar o açúcar no sangue é muito importante para quem sofre desse tipo de SOP.

#2. Inflamatória

O tipo inflamatório causa, como o proprio nome diz, uma inflamação no corpo. Os sinais incluem problemas digestivos, fadiga inexplicável, dores de cabeça, dores nas articulações, doenças de pele como eczema ou psoríase, ou mesmo sensibilidades alimentares.

Além disso, uma forma de detectar a SOP Inflamatória é com o uso de marcador chamado proteína C reativa de alta sensibilidade (hsCRP).

Ele verifica o nível de inflamação no corpo, caso suspeite que possa ter um tipo inflamatório de SOP.

Leia também::: Qual é o papel da metformina no tratamento da SOP?

#3. SOP Pós-pílula

No caso das mulheres cujo ciclo menstrual eram normais antes de iniciar o uso do anticoncepcional, e após parar passou a atender aos critérios de diagnóstico para a síndrome, pode se a chamada SOP pós-pílula.

Porém, se a mulher já possuia alguns sintomas antes de começar a tomar a pílula, mas nunca recebeu um diagnóstico formal, é possível tivesse SOP antes de começar a tomar a pílula anticoncepcional.

#4. Tipo Adrenal

Se o sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEA-S) é o único andrógeno alto, isso pode indicar um tipo adrenal de SOP. Isso acontece porque a DHEA-S é o andrógeno adrenal (a testosterona é produzida nos ovários).

Mas, é importante verificar os níveis de prolactina e descartar outra condição que se apresenta de forma semelhante à SOP, chamada de hiperplasia adrenal congênita não clássica (HCSRNC).

O tipo adrenal é impulsionado por uma resposta anormal ao estresse versus uma resposta deficiente da insulina ou do açúcar no sangue, conforme observado no tipo de SOP resistente à insulina.

#5. Tipo de causa oculta

Outros fatores podem resultar em um tipo de causa oculta de SOP. Eles incluem doença da tireóide porque o hipotireoidismo afeta a ovulação e pode piorar a resistência à insulina, deficiências de vitamina D, zinco ou iodo.

Isso acontece porque os ovários precisam desses nutrientes. Com esses tipos ocultos, assim que as causas são tradas, os sintomas podem melhorar muito rapidamente.