You are currently viewing O que é dispareunia?

O que é dispareunia?

A dispareunia é a relação sexual dolorosa para a mulher. Os motivos vão desde problemas estruturais, preocupações psicológicas, a endometriose. 

Muitas mulheres têm relações sexuais dolorosas em algum momento de suas vidas. Dispareunia é o termo que designa dores recorrentes na área genital ou na pelve durante a relação sexual. 

A dor pode ser aguda ou intensa. Pode ocorrer antes, durante ou depois da relação sexual. Várias condições podem causar dispareunia. Para algumas mulheres, é sinal de um problema físico. Outras mulheres podem sentir dor como resultado de fatores emocionais.

Para entender mais sobre o que é a dispareunia preparei o artigo abaixo. Boa leitura!

A dor durante o sexo é normal?

O desconforto ocasional durante o sexo pode ser normal. Por exemplo, a primeira vez que uma mulher faz sexo pode envolver algum desconforto. 

Isso pode ser devido à inexperiência e ansiedade de ambos os parceiros. No entanto, um primeiro encontro sexual não deve doer. 

A noção de que o sexo pela primeira vez “deveria” causar dor e sangramento é geralmente incorreta. Mesmo o sexo pela primeira vez pode ser bom.

Outra possível causa normal de sexo doloroso é fazer uma posição desconfortável. Por exemplo as posições que permitem uma penetração profunda podem fazer com que o colo do útero se contraia, o que pode ser doloroso. 

Mudar de posição ou evitar posições desconfortáveis ​​pode resolver esse problema facilmente. Por exemplo, a posição feminina superior permite o controle e a profundidade de penetração.

Outra possível causa normal de desconforto durante o sexo é não dedicar tempo suficiente para as preliminares. 

Os órgãos reprodutivos realmente mudam durante a excitação sexual. A saber, o colo do útero se move para cima e para trás quando a mulher está excitada, e essa mudança torna o sexo mais confortável.

Com tudo isso dito, dor e desconforto ocasional não são a mesma coisa. Ou seja, a dor que é consistente ou que o impede de fazer sexo é algo completamente diferente, e chamado de dispareunia.

Leia também::: Sexualidade e saúde da mulher tem forte relação

O que é a dispareunia?

O termo “dispareunia” significa relação sexual dolorosa. A mulher pode sentir dor no início da penetração ou com penetração profunda. Ou a dor pode acontecer apenas com parceiros específicos ou em certas posições.

Existem muitas causas possíveis para a dispareunia, incluindo:

  • Infecções (como infecções por fungos ou infecções do trato urinário), doenças sexualmente transmissíveis, doenças gastrointestinais, condições dos órgãos genitais e problemas do sistema urinário podem afetar a dor durante a relação sexual.
  • Inflamação da vagina causada por higiene excessiva, falta de higiene, sensibilidade a produtos químicos em produtos de higiene e irritação por fricção.
  • Espasmos musculares ao redor da vagina que podem ser de tal gravidade que a relação sexual é impossível para algumas mulheres.
  • Secura vaginal causada pela menopausa ou alterações nos níveis de estrogênio.
  • Secura vaginal causada por falta de preliminares antes da relação sexual ou falta de excitação.
  • Anormalidades dentro do útero incluem crescimentos de miomas, útero inclinado ou se o útero prolapsa (cai) para dentro da vagina.
  • Cirurgias anteriores que podem ter deixado tecido cicatricial que pode causar dor.
  • Doença inflamatória pélvica.
  • Endometriose

Ou seja, sexo doloroso pode ser uma fonte de grande ansiedade e pode causar angústia e dificuldades interpessoais. 

Embora seja possível ter relações sexuais, muitas mulheres com dispareunia adquirem uma associação negativa com sexo e sexualidade, levando a desconforto emocional, interpessoal e psicológico.

Leia também::: Qual a relação entre obesidade e doenças ginecológicas?

Quando consultar um médico sobre dispareunia

Infelizmente, muitas mulheres aceitam as relações sexuais dolorosas como inevitáveis, privando-se de uma intimidade saudável. 

As mulheres muitas vezes relutam em procurar assistência médica para discutir as dificuldades sexuais. Mas em parte devido à tendência geral de aceitar a dor como parte inevitável da relação sexual.

Bem como devido à preocupação de que um médico possa considerar suas queixas e preocupações infundadas. 

Mas saiba que sentir dor durante a relação sexual não é normal. A dor indica que há algo de errado e que precisa ser investigado para ser tratado.

A relação sexual deve ser um momento bom

A dor durante o sexo não é culpa da mulher. Não é algo de que ela deva se envergonhar. É uma condição médica e não define quem ela é. 

Por isso, caso sinta dor durante a relação sexual, busque ajuda médica. Você pode estar sofrendo de dispareunia.

Converse também com seu parceiro, explique sua situação. Essa condição existe e afeta uma grande parcela das mulheres.

Inclusive, pode ser sinal de endometriose, e que fica ainda mais intensa na altura da ovulação e perto da menstruação. 

Essa dor geralmente é sentida mais profundamente do que na entrada da vagina. Outros sintomas da endometriose podem incluir cólicas menstruais intensas, dor ao urinar ou defecar (especialmente próximo ao período menstrual) ou dor pélvica geral.

Espero que esse artigo sobre dor na relação sexual e dispareunia lhe tenha sido útil. E para mais dicas e informações, siga meu canal no Youtube.