Você está visualizando atualmente O que é dispareunia?

O que é dispareunia?

A dispareunia é a relação sexual dolorosa para a mulher. Os motivos vão desde problemas estruturais, preocupações psicológicas, a endometriose.

Muitas mulheres têm relações sexuais dolorosas em algum momento de suas vidas. Dispareunia é o termo que designa dores recorrentes na área genital ou na pelve durante a relação sexual.

A dor pode ser aguda ou intensa. Pode ocorrer antes, durante ou depois da relação sexual. Várias condições podem causar dispareunia. Para algumas mulheres, é sinal de um problema físico. Outras mulheres podem sentir dor como resultado de fatores emocionais.

Para entender mais sobre o que é a dispareunia preparei o artigo abaixo. Boa leitura!

A dor durante o sexo é normal?

O desconforto ocasional durante o sexo pode ser normal. Por exemplo, a primeira vez que uma mulher faz sexo pode envolver algum desconforto.

Isso pode ser devido à inexperiência e ansiedade de ambos os parceiros. No entanto, um primeiro encontro sexual não deve doer.

A noção de que o sexo pela primeira vez “deveria” causar dor e sangramento é geralmente incorreta. Mesmo o sexo pela primeira vez pode ser bom.

Outra possível causa normal de sexo doloroso é fazer uma posição desconfortável. Por exemplo as posições que permitem uma penetração profunda podem fazer com que o colo do útero se contraia, o que pode ser doloroso.

Mudar de posição ou evitar posições desconfortáveis ​​pode resolver esse problema facilmente. Por exemplo, a posição feminina superior permite o controle e a profundidade de penetração.

Outra possível causa normal de desconforto durante o sexo é não dedicar tempo suficiente para as preliminares.

Os órgãos reprodutivos realmente mudam durante a excitação sexual. A saber, o colo do útero se move para cima e para trás quando a mulher está excitada, e essa mudança torna o sexo mais confortável.

Com tudo isso dito, dor e desconforto ocasional não são a mesma coisa. Ou seja, a dor que é consistente ou que o impede de fazer sexo é algo completamente diferente, e chamado de dispareunia.

Leia também::: Sexualidade e saúde da mulher tem forte relação

O que é a dispareunia?

O termo “dispareunia” significa relação sexual dolorosa. A mulher pode sentir dor no início da penetração ou com penetração profunda. Ou a dor pode acontecer apenas com parceiros específicos ou em certas posições.

Existem muitas causas possíveis para a dispareunia, incluindo:

• Infecções (como infecções por fungos ou infecções do trato urinário), doenças sexualmente transmissíveis, doenças gastrointestinais, condições dos órgãos genitais e problemas do sistema urinário podem afetar a dor durante a relação sexual.
  • Inflamação da vagina causada por higiene excessiva, falta de higiene, sensibilidade a produtos químicos em produtos de higiene e irritação por fricção.
  • Espasmos musculares ao redor da vagina que podem ser de tal gravidade que a relação sexual é impossível para algumas mulheres.
  • Secura vaginal causada pela menopausa ou alterações nos níveis de estrogênio.
  • Secura vaginal causada por falta de preliminares antes da relação sexual ou falta de excitação.
  • Anormalidades dentro do útero incluem crescimentos de miomas, útero inclinado ou se o útero prolapsa (cai) para dentro da vagina.
  • Cirurgias anteriores que podem ter deixado tecido cicatricial que pode causar dor.
  • Doença inflamatória pélvica.
  • Endometriose

Ou seja, sexo doloroso pode ser uma fonte de grande ansiedade e pode causar angústia e dificuldades interpessoais.

Embora seja possível ter relações sexuais, muitas mulheres com dispareunia adquirem uma associação negativa com sexo e sexualidade, levando a desconforto emocional, interpessoal e psicológico.