You are currently viewing Sexualidade e saúde da mulher tem forte relação

Sexualidade e saúde da mulher tem forte relação

A sexualidade e saúde da mulher andam de mãos dadas. Uma está diretamente ligada a outra, mas infelizmente a primeira ainda é tão negligenciada, afetando a segunda.

Outro ponto importante é que as mulheres têm certo tabu em falar sobre sexualidade. E a falta desse diálogo, seja com o parceiro, seja com o profissional de saúde que lhe atende, pode afetar sim sua saúde.

Sexo e sexualidade desempenham um papel importante na saúde e no bem-estar das mulheres ao longo da vida. 

Ou seja, mudanças físicas com o envelhecimento, doenças, medicamentos, efeitos psicológicos como depressão, o que está acontecendo em seu relacionamento e família podem impactar no sexo. 

Compreender sobre a libido, a excitação e o orgasmo, juntamente com as causas e formas de lidar com os problemas sexuais, pode ser útil.

Para falar mais sobre esse tema tão importante, preparei o artigo abaixo com algumas informações que considero úteis para você. Vamos conferir?

O que é a sexualidade?

A sexualidade faz parte da vida de toda mulher. Todos os nossos corpos têm potencial para sentir prazer e excitação física.

Algumas mulheres optam por nunca ser sexualmente ativas, mas a maioria das mulheres explora seus desejos sexuais de alguma forma, em algum momento de suas vidas. 

Ter a liberdade de escolher como se expressar sexualmente (ou não) é uma parte importante da saúde sexual da mulher.

Saúde sexual também significa entender seu corpo e como ele funciona. Mulheres que entendem seus corpos podem fazer melhores escolhas sobre as atividades sexuais de que gostam. 

Elas também podem optar por engravidar ou podem optar por evitá-la. Compreender seu corpo é uma parte importante da saúde sexual, mas saúde sexual também envolve estar confortável consigo mesmo e com seus desejos sexuais. 

Significa ter relacionamentos saudáveis ​​com outras pessoas. 

Por exemplo, saúde sexual também pode significar aprender a identificar e abandonar relacionamentos violentos ou abusivos e aprender a lidar com os efeitos posteriores de tais relacionamentos.

Leia também::: Como os níveis de vitamina D afetam a sexualidade?

Bem-estar e saúde

A sexualidade desempenha um papel importante na saúde e no bem-estar das mulheres ao longo da vida. 

Existem aspectos biológicos, psicológicos e sociais da sexualidade de uma mulher que afetam sua experiência de sexualidade e sexo.

Biológico

Isso inclui mudanças físicas causadas pelo envelhecimento normal ou problemas médicos. 

O sexo pode ser afetado por problemas de saúde e até mesmo os medicamentos usados ​​para tratar o problema. 

Além disso, a mudança nos níveis de alguns hormônios, como estrogênio e testosterona (hormônios produzidos pelos ovários), afetam o humor, o desejo sexual e as mudanças físicas que ocorrem durante a excitação sexual.

Psicológico

São as crenças e sentimentos sobre você, sobre a qualidade de seus relacionamentos, sobre sua história pessoal.

Por exemplo, quando falamos do lado psicológico, o sexo pode ser afetado por alterações no humor (depressão, ansiedade, luto), pode impactar sua autoestima, sua imagem corporal. 

Além disso, é preciso estar atento a experiência anterior de atividades sexuais e a satisfação com o relacionamento

Social

A sexualidade também tem forte ligação com sua cultura, sua comunidade, sua família e seu ambiente doméstico. 

Por exemplo, muitas mulheres deixam de falar sobre sua sexualidade por medo, tabu, vergonha. Infelizmente, algumas culturas ainda consideram essa discussão inapropriada. 

Converse com o profissional

Algumas pessoas acham constrangedor procurar ajuda ou falar sobre questões sexuais, mas sua sexualidade pode ser uma parte importante de quem você é. 

Mas se você tiver dúvidas, é útil conversar com alguém com quem você se sinta confortável e em quem confie, como o seu médico ginecologista, ou psicólogo especializado em questões sexuais.

Os problemas sexuais (frequentemente chamados de disfunção sexual) referem-se a uma situação em que você não consegue vivenciar o sexo como gostaria e isso causa sofrimento a você e/ou ao seu parceiro.

Além disso, diferentes tipos de problemas geralmente estão relacionados às diferentes áreas do funcionamento sexual: libido, excitação, orgasmo e frequência da atividade sexual. 

A dor, o desconforto, também são problemas que afetam muitas mulheres, e isso não é comum. 

Sentir isso durante o ato sexual pode indicar que algo está errado, e é por isso que a mulher deve buscar ajuda para descobrir as causas e tratá-las.

Leia também::: Falta de desejo sexual tem solução?

Fique bem consigo mesma

Dessa forma, lembre-se de que as preocupações sexuais são comuns e as soluções podem ser encontradas. Mas infelizmente, não existe uma ‘solução rápida’. 

Mas é sempre importante discutir durante sua consulta ginecológica sobre aspectos que envolvem sua sexualidade. Portanto, tire suas dúvidas, fale dos seus problemas e não permita que os problemas da sexualidade afetem também sua saúde.

Espero que esse tema envolvendo sexualidade e saúde lhe tenha sido útil. E para mais dicas e muita informação, siga meu canal no Youtube. Sempre tem coisa nova sendo publicada por lá!