Você está visualizando atualmente O que você deve saber sobre menopausa e perimenopausa?

O que você deve saber sobre menopausa e perimenopausa?

Você deve ficar confusa quando ouve termos como menopausa e perimenopausa, não é mesmo? Afinal, parecem ser a mesma coisa, mas na verdade não são.

A menopausa marca o momento em que uma mulher não pode mais engravidar. No entanto, isso não acontece apenas um dia quando você atinge uma certa idade. A transição para a menopausa é um processo de longo prazo único para cada mulher. 

Você pode pensar que está passando pela menopausa quando na verdade está na perimenopausa. A perimenopausa abrange os anos que antecedem a menopausa e é caracterizada por sintomas bem conhecidos, como ondas de calor, mau-humor e ganho de peso, entre outros. 

Para detalhar as diferenças entre menopausa e perimenopausa, preparei o artigo abaixo e que compartilho com você agora! Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é menopausa? 

A menopausa é o nome que se dá a  última menstruação da mulher. Este acontecimento ocorre entre os 45 e 50 anos de idade em média. 

Contudo, antes mesmo da última menstruação, a mulher já começa a sentir as primeiras manifestações que preparam o corpo para tal acontecimento.

O período antes da menopausa é caracterizado pela queda gradativa dos hormônios femininos até que a produção cesse totalmente. Por este motivo, os primeiros sintomas já começam a aparecer com a chegada do que nós conhecemos como climatério.

Sendo assim, a mulher deixa de produzir dois hormônios sexuais que são importantíssimos – estrogênio e progesterona – para a manutenção dos aspectos que veremos no próximo tópico, causando diversas mudanças ao longo da vida.

Enquanto o corpo diminui a produção desses hormônios, os ciclos menstruais ficam irregulares e surgem os sintomas característicos do climatério, como calorões (fogachos), sudorese (suor excessivo), pele e unhas mais ressecadas, queda de cabelos, insônia e baixa importante da libido, para citar apenas alguns. 

Contudo, a menopausa só será decretada quando a mulher passar pelo período de um ano sem menstruar.

À vista disso, é importante saber que esses não são os únicos pontos com os quais a mulher madura precisará se preocupar. As mudanças no corpo ao entrar na menopausa, furtarão a qualidade de vida se nada for feito.

Leia também::: Como os hormônios agem no emagrecimento feminino?

O que é perimenopausa?

A perimenopausa é a transição do corpo para a menopausa (peri vem da palavra grega “ao redor”). Você pode não ter ouvido o termo antes, porque as pessoas costumam confundir a perimenopausa (o período de transição) com a menopausa (o período após a última menstruação).  

A perimenopausa pode ser tão curta quanto alguns meses ou durar até 8 anos. Em média, dura cerca de 4-5 anos. Durante a perimenopausa, os níveis hormonais flutuam e depois diminuem, dando origem a novas sensações, sintomas e mudanças. As experiências da perimenopausa variam amplamente entre as pessoas e culturas.

Quando começa a perimenopausa?

O início exato da perimenopausa – a transição para a menopausa – é difícil de identificar. Um estudo que acompanhou mulheres durante a transição para a menopausa descobriu que a irregularidade menstrual começou em média entre 47 e 48 anos. 

Mas pode começar muito mais cedo ou mais tarde. Nesse mesmo estudo, das que ainda menstruavam aos 45 anos, cerca de 1 em cada 3 relatou irregularidade menstrual. Aos 52 anos, cerca de 1 em cada 10 relatou que ainda estava menstruando normalmente. 

Existem outras alterações e sintomas da perimenopausa que podem ser sentidos antes do início da irregularidade menstrual, o que pode ajudar a identificar um ponto de partida diferente da perimenopausa, mas são necessárias mais pesquisas.

Além disso, durante a perimenopausa, menos estrogênio é produzido. Mas antes da perimenopausa, os níveis de estrogênio podem aumentar por um tempo, e os níveis de progesterona normalmente diminuem. 

Isso é o que encurta a fase folicular e também pode causar outras alterações, sintomas ou sensações. Você pode notar mudanças no peso do seu período durante esse período. A progesterona mais baixa – com ou sem estrogênio mais alto – também pode levar a períodos menstruais mais intensos, o que é mais comum na perimenopausa precoce.

Leia também::: Qual a diferença entre menopausa precoce ou prematura?

Busque ajuda profissional

Você pode ter pesquisado por “tratamento da menopausa e perimenopausa”. Mas lembre-se: a perimenopausa é o período de transição antes da menopausa. 

É uma função normal do corpo, mas algumas das mudanças que causa podem ser desconfortáveis, ou até mesmo irritantes. 

Se você estiver enfrentando sintomas que afetam sua qualidade de vida, como ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor ou dificuldade para dormir, consultar um médico ou especialista pode ser uma boa ideia. 

Por fim, espero que tenha compreendido as diferenças entre menopausa e perimenopausa e, para mais dicas e muita informação sobre este tema, siga também meu canal do Youtube!