You are currently viewing Hipotireodismo pode provocar o atraso menstrual?

Hipotireodismo pode provocar o atraso menstrual?

Se a sua menstruação não for como costumava ser, você e seu médico podem precisar fazer algumas investigações. Períodos irregulares e atraso menstrual podem ser causados ​​por vários fatores, incluindo hipotireoidismo.

Os hormônios tireoidianos desempenham várias funções em seu corpo, como regular seus níveis de energia e sua temperatura interna. 

Mas quando você não produz hormônios tireoidianos suficientes, muitas de suas funções corporais ficam lentas e você pode ter prisão de ventre, fadiga, depressão, pele seca, entre outros.

Além disso, o hipotireoidismo também pode afetar a menstruação, desencadeando uma cascata de alterações hormonais que afetam o sistema reprodutivo.

No artigo abaixo, explico de forma mais detalhada o que é o hipotireoidismo e como ele pode provocar o atraso menstrual. Confira!

O que é hipotireoidismo?

A glândula tireoide é um pequeno órgão produtor de hormônios localizado na parte frontal do pescoço. 

A saber, glândula tireoide regula muitas das funções do corpo, incluindo metabolismo, crescimento, frequência cardíaca e temperatura corporal.

Ou seja, para alguém com hipotireoidismo, a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. 

Isso causa uma desaceleração geral de muitas funções do corpo e pode levar a alterações no ciclo menstrual

O hipotireoidismo afeta até 2 em 100 pessoas, sendo as mulheres mais afetadas do que os homens.

Por um tempo, alguém pode simplesmente sentir que algo está “estranho” em seu corpo. Com o tempo, os sintomas se tornam mais perceptíveis. Os sintomas comuns de hipotireoidismo incluem:

  • Cansaço
  • Ganho de peso
  • Ciclos menstruais irregulares (ciclos longos ou ausentes)
  • Sangramento menstrual intenso
  • Uma maior sensibilidade ao frio
  • Inchaço e edema
  • Pele e cabelo secos
  • Cabelo ralo na cabeça
  • Constipação
  • Problemas para engravidar ou ficar grávida
  • Bócio (crescimento / aumento anormal da tireoide)

Leia também::: 7 fatores que afetam a fertilidade de uma mulher

Como ela provoca o atraso menstrual?

O hipotireoidismo também pode afetar a menstruação. Por exemplo, eis o que acontece: quando os níveis do hormônio tireoidiano diminuem, o hipotálamo do cérebro começa a produzir hormônio liberador de tireotropina extra (TRH) e a glândula pituitária libera hormônio estimulante da tireoide extra (TSH) e prolactina, outro hormônio.

Níveis elevados de prolactina, então, suprimem a produção do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) no hipotálamo. 

Isso é um problema, porque você precisa do GnRH para produzir o hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante na glândula pituitária. 

Similarmente, esses hormônios são importantes para a função ovariana normal e, quando o hipotireoidismo leva à diminuição de seus níveis, podem ocorrer irregularidades menstruais.

Períodos intensos, ausentes ou irregulares

O hipotireoidismo pode travar a ovulação — um fenômeno conhecido como anovulação — resultando em períodos abundantes. 

Além disso, em algumas mulheres com hipotireoidismo não controlado, essa anovulação pode levar a um crescimento desordenado e desprendimento do revestimento uterino, causando episódios imprevisíveis de sangramento intenso do útero.

O hipotireoidismo também pode alterar os fatores de coagulação, aumentando o risco de sangramento intenso.

Dessa forma, mulheres em idade reprodutiva com hipotireoidismo podem apresentar menstruações intensas, menstruações ausentes ou menstruações irregulares. E os sintomas de irregularidades menstruais dependerão da gravidade do hipotireoidismo. 

Irregularidades menstruais tendem a ser mais comuns em mulheres com hipotireoidismo grave em comparação com hipotireoidismo leve.

Leia também::: O que o café tem a ver com sua TPM?

Como seu médico pode ajudar

Se a sua menstruação estiver descontrolada, você precisa descobrir a causa para que possa tratá-la. Também pode haver algo mais acontecendo.

Por isso, o ideal é falar com seu médico sobre seus sintomas. Aliás, o hipotireoidismo é apenas uma causa potencial de irregularidades menstruais e outras causas devem ser investigadas.

Afinal, existem muitas causas de irregularidades menstruais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas uterinos, infecções e câncer uterino.

Seu médico pode realizar exames de sangue para verificar seus níveis de vários hormônios. No hipotireoidismo, seu nível de TSH será elevado e os níveis de hormônio tireoidiano livre, baixos.

Por exemplo, o tratamento padrão para o hipotireoidismo é o medicamento de prescrição levotiroxina, uma versão sintética dos hormônios da tireoide que falta em seu corpo.

Mas, se for confirmada o hipotireoidismo, seu médico verificará seus níveis de TSH regularmente e trabalhará com você para garantir que está tomando a quantidade certa de medicamento.

Portanto, fale com seu médico caso perceba atraso menstrual por motivo desconhecido. E para mais dicas e informações sobre sua saúde, siga também meu canal do Youtube!