You are currently viewing Conheça os benefícios do pompoarismo na menopausa

Conheça os benefícios do pompoarismo na menopausa

A chegada da menopausa é vista como medo pela maioria das mulheres. Afinal, a queda na produção hormonal acarreta diversas alterações corporais — muitas delas, negativas.

Portanto, ter aliados para trazer mais conforto e qualidade de vida é muito bom. Na verdade, você sabia que o pompoarismo pode ser um deles?

Muitas pessoas acreditam que o desejo sexual morre com a menopausa. Olha, isso não é verdade. Todos têm direito a uma vida amorosa plena e feliz, independentemente da idade!

Portanto, o pompoarismo aparece como uma técnica pela qual a mulher utiliza para dominar seu corpo e sentir mais prazer na relação sexual, inclusive na menopausa.

Sobre esse tema tão importante, preparei o artigo abaixo e, no final, tem mais uma surpresa! Confere aí!

O que é menopausa?

Quem me acompanha, sabe o quanto abordo esse tema. A menopausa é, na verdade, a última menstruação que uma mulher teve na vida.

No entanto, o termo também é usado para descrever o período de vida após o último ciclo menstrual, que pode ocorrer naturalmente ou com a retirada do útero em um procedimento cirúrgico.

Assim, o momento é caracterizado pela interrupção do desenvolvimento dos folículos produtores de óvulos pelos ovários. Ou seja, a mulher produz hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) mesmo quando ela está no útero da mãe.

Na puberdade, à medida que os ovários amadurecem, ele produz quantidades muito maiores desses hormônios — e continuará a fazê-lo por algumas décadas.

Na idade de 40 a 50 anos, os ovários mais velhos param de produzi-los. Como o endométrio (parede interna do útero) não recebe mais hormônios, ele para de cair e, consequentemente, a mulher para de menstruar e entra na menopausa.

Leia também::: Menopausa: saiba como se preparar para essa fase!

O que é pompoarismo?

O pompoarismo é uma técnica milenar de fortalecimento dos músculos do aparelho vaginal e, ao mesmo tempo, de descobrir e potencializar o prazer feminino.

Originária da Índia, essa ginástica vaginal foi aperfeiçoada no Japão e na Indonésia. Embora muito antigo, o pompoarismo só chegou ao Ocidente na década de 1940. 

Arnold Kegel, ginecologista americano, trouxe a técnica como um tratamento não cirúrgico da incontinência urinária em gestantes.

Além disso, o pompoarismo trabalha todos os músculos do aparelho vaginal utilizando, basicamente, contração e relaxamento. 

Embora pareça simples, a técnica varia de exercícios básicos a avançados, que contam com ferramentas que exigem mais força e controle da vagina.

E como o pompoarismo é um aliado na menopausa?

Com a idade, é normal perdermos o tônus ​​muscular. Isso também é comum na região que suporta o assoalho pélvico.

Mas, como qualquer exercício físico, o pompoirismo traz vários benefícios que vão muito além do que se imagina.

E se você está na menopausa, pode tirar proveito de vários deles da seguinte forma:

Regulação hormonal

O pompoarismo estimula a produção de hormônios. Com isso, muitos sintomas são controlados, como a perda da libido.

Lubrificação

A lubrificação vaginal também melhora consideravelmente graças ao exercício! Isso porque os movimentos de contração e relaxamento melhoram o suprimento sanguíneo para o canal vaginal, o que estimula a umidade da região

Libido

Com a regulação da produção do hormônio feminino, a libido aumenta novamente. Além disso, a força dos músculos e o retorno da lubrificação vaginal tornam as mulheres mais confiantes e confortáveis ​​para uma vida sexual ativa.

Orgasmos

A mulher que pratica pompoarismo diariamente não tem dificuldade em  atingir o orgasmo.

Além disso, tende a ser muito mais intenso! Dessa forma, ela consegue fazer vários movimentos no pênis do parceiro, o que aumenta sua autoconfiança durante a relação sexual.

Leia também::: Reposição hormonal e menopausa: conheça os riscos e benefícios

O pompoarismo como aliado

Você viu como a ginástica vaginal pode fazer muito pela sua saúde, mesmo após a menopausa?

Mas os benefícios não são só para quem já não menstrua — mulheres de todas as idades podem praticar para melhorar a lubrificação, fortalecer os músculos e ter uma vida sexual muito mais completa! Os exercícios são eficazes até para reduzir as cólicas menstruais!

Portanto, não espere até mais tarde! Comece a praticar os exercícios agora! E lembra que falei que tinha uma surpresa no final?

Abaixo, compartilho uma conversa que tive com a queridíssima Cátia Damasceno sobre o pompoarismo na menopausa. É só dar o play!