Você está visualizando atualmente Cistos ovarianos e dor nas costas: existe uma conexão?

Cistos ovarianos e dor nas costas: existe uma conexão?

Os cistos ovarianos e as dores nas costas geralmente estão ligados porque um crescimento no ovário às vezes pode causar desconforto na região lombar.

Essa dor pode ser causada pelo tamanho, posição ou crescimento do cisto. Também pode ser determinado pelo número de cistos que uma mulher tem em seus ovários.

Para explicar esta relação entre cistos ovarianos e dor nas costas, compartilho com vocês o artigo abaixo. Sigam a leitura e confiram!

Como os cistos ovarianos se formam?

Todos os meses, estruturas semelhantes a cistos se formam nos ovários de uma mulher, chamadas folículos.

Eles são responsáveis ​​pela produção de estrogênio e progesterona, e também liberam um óvulo quando a mulher ovula. Se esses folículos continuarem a crescer, eles se transformação em cistos.

A maioria das mulheres tem cistos ovarianos e nunca sabe disso. Isso ocorre porque a maioria deles são pequenos, não causam problemas e desaparecem por conta própria.

No entanto, algumas mulheres têm cistos maiores que se desenvolvem e causam sintomas dolorosos e às vezes assustadores.

Você pode ter um período menstrual tardio, pesado ou nenhum período.

Leia também::: Quais os sintomas da endometriose intestinal?

Conexão com a dor nas costas

As pessoas que têm cistos ovarianos e dor nas costas também podem sentir dor no abdômen ou na região pélvica, náuseas, vômitos, ganho de peso, sensibilidade mamária e inchaço.

Acredita-se que a dor nas costas e outros sintomas estejam relacionados a diferentes problemas, como doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica, diverticulite ou apendicite.

Algumas mulheres que apresentam falta de menstruação, dor nas costas e sensibilidade nos seios podem pensar que estão grávidas.

O câncer de ovário também pode causar o mesmo tipo de sintomas e geralmente se descarta por testes feitos por um profissional médico.

Os cistos que continuam a crescer muitas vezes empurram outros órgãos do corpo. Isso pode levar a dores nas costas, bem como fazer com que a mulher tenha problemas para evacuar ou urinar.

Você pode ter que urinar o tempo todo ou pode não conseguir urinar bem. A pressão pode ser sentida nos intestinos, dificultando a passagem das fezes pela mulher.

Rompimento do cisto

Outra conexão entre cistos ovarianos e dor nas costas ocorre quando um cisto se rompe. Isso pode causar sangramento interno, resultando em dor aguda perto dos ovários.

Essa dor às vezes se sente nas costas, dependendo de onde o cisto rompido está localizado.

Alguns tipos de cistos ovarianos são mais dolorosos do que outros e são mais perigosos. Todos que causam sintomas provavelmente precisarão de avaliação e tratamento por um profissional médico.

A detecção precoce de crescimentos prejudiciais por meio de exames regulares pode ajudar a tornar o tratamento mais suave.