You are currently viewing Cistos nos ovários é sinal de SOP?

Cistos nos ovários é sinal de SOP?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é ​​um distúrbio endócrino que prejudica o funcionamento normal dos ovários. E embora os cistos ovarianos e a SOP possam ter sintomas semelhantes em alguns casos, são duas condições muito diferentes. 

As mulheres podem ter vários cistos ovarianos e não sofrer de SOP. No entanto, vários cistos ovarianos também são um sintoma de SOP. É por isso que acaba sendo muito comum se achar que cistos nos ovários seja a SOP.

Para tirar essas dúvidas, e trazer mais informações sobre o tema, confira o artigo que preparei abaixo! Boa leitura!

O que é SOP?

Mulheres com SOP geralmente sofrem de um desequilíbrio hormonal, onde produzem uma grande quantidade de andrógeno, o hormônio reprodutivo masculino. 

Mas esse desequilíbrio afeta os ovários, que geralmente produzem estrogênio e progesterona, dois hormônios essenciais para a manutenção do ciclo menstrual. 

Consequentemente, o ciclo menstrual fica perturbado e isso resulta em perda ou menos ciclos menstruais. 

A causa exata ainda é incerta, mas acredita-se que os níveis hormonais anormais sejam o principal fator contribuinte da SOP. 

Estudos também apontam que a resistência à insulina também esteja associada à síndrome do ovário policístico. 

Vários fatores de risco agravam a resistência à insulina, sendo a obesidade o mais importante. 

Além disso, a resistência à insulina, especialmente combinada com a obesidade, pode resultar em diabetes mellitus, esteatose hepática e apneia obstrutiva do sono. Todas essas condições estão associadas a um risco aumentado de SOP. 

De acordo com o Consenso de Rotterdam, a diretriz de diagnóstico preferencial para SOP, dois dos seguintes critérios são necessários para fazer o diagnóstico, a saber: 

  • Vários cistos ovarianos, vistos por ultrassom
  • Irregularidades do ciclo menstrual, com pouca ou nenhuma ovulação
  • Superprodução de andrógenos 

Os sintomas relacionados à superprodução de andrógenos incluem queda de cabelo de padrão masculino, acne e hirsutismo, embora esse padrão possa variar.

Leia também::: Importância da vitamina D para mulheres com SOP

O que são cistos nos ovários?

Os cistos nos ovários são bolsas cheias de líquido que podem estourar e causar dor abdominal aguda e repentina, juntamente com sangramento. 

Os cistos ovarianos são bastante comuns entre as mulheres que têm períodos regulares. Às vezes, os cistos podem não apresentar nenhum sintoma. 

Eles podem ser “funcionais”, com um folículo se desenvolvendo durante o ciclo menstrual, mas não se rompendo para liberar um óvulo. 

Mas os cistos nos ovários também podem ser causados ​​por crescimentos celulares anormais nos ovários, tanto benignos quanto cancerosos, além de infecções pélvicas graves.

Em geral, são assintomáticos. Algumas mulheres sentem uma dor na parte inferior do abdômen, na lateral do cisto que vai e vem. No entanto, os sintomas geralmente são mais graves se o cisto se romper, o que pode incluir:

  • Dor pélvica aguda na lateral do cisto
  • Relação sexual dolorosa
  • Evacuações intestinais dolorosas
  • Náusea e vômito
  • Abdômen inchado 

Além disso, a presença dos sintomas acima justifica uma visita ao consultório médico para excluir complicações associadas a cistos ovarianos. 

O médico geralmente fará um ultrassom para visualizar os ovários e confirmar a presença dos cistos. 

Além disso, um exame de sangue para verificar se há desequilíbrio hormonal e CA-125 pode fornecer mais informações sobre a possibilidade de endometriose ou câncer de ovário. 

Como não são exames de rotina, o médico tomará a decisão final sobre quais exames realizar com base na história e no exame físico.

Leia também::: Hipotireodismo pode provocar o atraso menstrual?

Diferença entre cistos ovarianos e SOP

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio metabólico associado a desequilíbrio hormonal, excesso de produção de andrógenos e problemas de ovulação. 

Em contrapartida, os cistos ovarianos são sacos cheios de líquido no ovário que não alteram necessariamente o processo de ovulação. Eles podem ser assintomáticos e não ter outras complicações associadas.

A SOP e os cistos nos ovários são duas doenças diferentes que costumam ser confundidas. É importante entender as diferenças entre eles. 

Você deve visitar o seu ginecologista se tiver algum dos sintomas mencionados acima. Pode ser um distúrbio ginecológico ou metabólico, ou pode não ser nada com que se preocupar, mas visitar seu médico lhe dará a garantia de que você precisa. 

Espero que tenha compreendido a diferença entre cistos nos ovários e SOP e, para mais dicas e informações sobre saúde, siga meu canal do Youtube!