You are currently viewing Baixa libido após o parto é normal?

Baixa libido após o parto é normal?

É normal ter uma diminuição da libido após o parto. Minhas queridas, essa sensação pode durar meses e faz parte das alterações hormonais pela qual passa o corpo feminino. 

Vários fatores contribuem para esses sentimentos. Primeiro, seu impulso sexual precisa competir com a fadiga avassaladora que resulta de cuidar de um recém-nascido. 

Novos bebês são exigentes — eles exigem atenção 24 horas por dia e muito contato físico. Isso pode ser desgastante tanto física quanto emocionalmente. 

Mas quando você finalmente tiver um momento para si mesmo, pode precisar de uma pausa no intenso apego físico, tornando o sexo um ponto baixo em sua lista de prioridades.

No artigo abaixo, falo mais sobre a baixa libido após o parto, e como contornar isso. Vamos conferir?

Causas da baixa libido após o parto

Ter um bebê é maravilhoso, e tenho certeza que você está vivendo uma experiência incrível!

Mas além de todo cansaço e desgaste que um novo bebê promove, seu corpo está se curando da provação do trabalho de parto e do parto. 

Por isso, é natural que a libido após o parto seja menor. Ainda, grandes mudanças hormonais estão ocorrendo e podem fazer você se sentir desequilibrada. 

Ademais, você também pode se preocupar com a possibilidade de a relação sexual ser dolorosa e, para muitas mulheres, os primeiros encontros sexuais após o parto são desconfortáveis. 

Além disso, seu corpo ainda está se recuperando do parto e você pode não se sentir tão atraente como de costume. 

Esses sentimentos podem ter um impacto dramático em sua imagem corporal e fazer você se sentir menos sexy e desejável.

Por fim, você pode — consciente ou inconscientemente — temer ficar grávida novamente. A evolução pode ajudar a explicar isso. 

Na natureza, as mamães animais raramente acasalam quando estão ocupadas criando seus filhotes. 

Seus corpos simplesmente não suportariam o fardo adicional de outra gravidez. O mesmo pode ser verdade para as mulheres.

Leia também::: Como escolher um método contraceptivo?

Impacto hormonal

Aliás, além das questões psicológicas que cito acima, há também aspectos hormonais. Quando você está grávida, os níveis de seus hormônios reprodutivos estão no momento 1000 vezes maior do que quando você não está grávida. 

E depois que você dá à luz, esses hormônios desabam aos níveis da menopausa. O baixo nível de estrogênio resultante pode causar secura vaginal desconfortável — especialmente se você estiver amamentando — e perda da libido após o parto.

A ocitocina é o hormônio de ligação liberado quando você abraça, faz sexo e amamenta. Antes do nascimento, tocar seu parceiro desencadeia a liberação de ocitocina, que ajuda você a se sentir bem e a se relacionar. 

Mas depois de dar à luz, com todo o aconchego e alimentação, a mamãe acaba recebendo oxitocina de seu filho. 

Mas acredita-se que essa transferência de energia emocional diminui o desejo sexual e aumenta a capacidade de resposta aos estímulos infantis em mulheres no pós-parto, ativando as regiões do cérebro associadas à recompensa.

Por exemplo, durante a amamentação, o contato pele a pele entre você e o bebê aumenta a liberação de ocitocina — isso faz com que você e o bebê se unam, garantindo que você cuidará deles e eles sobreviverão.

O hormônio prolactina também desempenha um papel importante no comportamento materno. 

Todavia, a prolactina faz com que seus seios cresçam durante a gravidez e os prepara para a produção de leite após o nascimento. 

Esse hormônio ajuda a relaxar enquanto você está amamentando, mas também diminui sua libido. 

Isso é biologia mais uma vez, garantindo que você permaneça focado no investimento biológico que acabou de fazer em seu bebê.

Leia também::: Principais mitos sobre a sexualidade feminina


Tudo vai passar!

A boa notícia é que a maioria das mulheres relata que essa diminuição da libido após o parto é temporária. 

Ou seja, com tempo e paciência, você e seu parceiro podem reconstruir um relacionamento sexual satisfatório. 

Espero que tenha gostado do artigo explicando a baixa libido após o parto, e faça você ficar mais tranquila. E para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!

Um beijo do Doctor!