You are currently viewing A masturbação pode aumentar sua imunidade?

A masturbação pode aumentar sua imunidade?

Uma vida sexual saudável é benéfica para o corpo e a mente. Na verdade, pode reduzir o estresse, diminuir a pressão arterial e melhorar o sono. 

No entanto, a masturbação é a maneira mais segura de alcançar o prazer sexual, e algumas pesquisas sugerem que o sexo solo pode ser igualmente saudável. 

Apesar de ser ainda um tema tratado com bastante tabu, principalmente quando se fala em masturbação feminina, o fato é que ela pode proporcionar diversos benefícios para nosso corpo e mente!

E aqui está o que você precisa saber!

Um orgasmo pode beneficiar seu sistema imunológico 

Pesquisas mais antigas relacionaram os orgasmos com o aumento da função imunológica. Em 2004, um estudo com 11 homens descobriram que a excitação sexual e os orgasmos ativavam componentes do sistema imunológico. 

Embora o estudo tenha sido muito pequeno, os pesquisadores descobriram que a masturbação aumentava o número de mediadores inflamatórios chamados leucócitos (glóbulos brancos) e células assassinas naturais. Ambos combatem a infecção como parte da resposta imune do corpo.

A pesquisa foi focada na experiência masculina, e a excitação sexual pode afetar os corpos das mulheres de maneira diferente. Mas, no geral, o orgasmo – seja com um parceiro ou sem – tem outros benefícios conhecidos para a saúde. 

Por exemplo, o sexo reduz o estresse e, quando fala sobre sexo, inclui tanto sexo com um parceiro quanto sexo solo, ou masturbação. 

Além disso, o sexo pode ser como o exercício, o que é ótimo para o coração, os pulmões e o sistema imunológico. 

O sexo também é ótimo para melhorar o sono e permitir que você durma mais profundamente mais rapidamente. Então, no geral, a masturbação é ótima para a saúde.

Leia também::: Como o estresse afeta sua libido?

E a masturbação nas mulheres?

Se as pesquisas sobre os efeitos da masturbação sobre a imunidade dos corpos masculinos são limitadas e inconsistentes, as pesquisas sobre esses possíveis efeitos sobre os corpos femininos são ainda mais escassas.

Apenas um estudo, publicado no The Journal of Sexual Medicine em 2014, parece ter analisado se e como a atividade sexual, incluindo a masturbação, em mulheres pode influenciar sua resposta imune.

Esta pesquisa analisou dados de dois coortes que incluíram participantes do sexo masculino e feminino. Ele se concentrou especificamente na ligação entre os parâmetros de depressão e atividade sexual e como sua interação pode influenciar a imunidade.

O estudo concluiu que em participantes do sexo feminino com altos níveis de depressão, a atividade sexual em parceria resultou em marcadores mais baixos de imunidade. No entanto, a frequência de masturbação não teve relação com marcadores de imunidade.

Muitas perguntas permanecem sem resposta, incluindo aquelas sobre a potencial relação entre depressão, várias formas de atividade sexual e imunidade em mulheres.

Melhora para a saúde em geral

A masturbação traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Poucos estudos se concentram especificamente nos benefícios da masturbação, mas pesquisas sugerem que a estimulação sexual, incluindo a estimulação através da masturbação, pode:

  • reduzir o estresse
  • liberar a tensão
  • melhorar a qualidade do sono
  • aumentar a concentração
  • elevar o humor
  • aliviar cólicas menstruais
  • aliviar a dor
  • melhorar o sexo

A masturbação também foi identificada como uma estratégia para melhorar a saúde sexual, promovendo a intimidade, explorando o prazer próprio, desejos e necessidades, reduzindo gravidezes indesejadas e prevenindo infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além disso, a masturbação também traz benefícios para a saúde sexual especificamente para mulheres mais velhas, como redução secura vaginal e diminuição da dor durante o sexo.

Leia também::: Principais mitos sobre a sexualidade feminina

É natural e saudável

Algumas pessoas podem se sentir envergonhadas ao falar sobre masturbação. Mas ela é normal, saudável e não é algo para se sentir culpado.

Mas a masturbação geralmente só é um problema se começar a interferir na vida cotidiana e nos relacionamentos com amigos, familiares, colegas de trabalho e parceiros românticos.

Caso contrário, se recomenda o sexo solo e, como mencionamos acima, proporciona diversos benefícios à saúde física e mental.


Por fim, espero que tenham gostado do artigo sobre os benefícios da masturbação e, para mais dicas e muita informação sobre saúde e sexualidade, siga também meu canal do Youtube!