Falta de desejo sexual tem solução?

Falta de desejo sexual tem solução?

Antes de tudo, vamos deixar claro: cada mulher é única e não é que sua amiga diz ter muita vontade de sexo, que você também precisa ter. Porém, a falta de desejo sexual tem solução sim!

Não é incomum que casais tenham uma disparidade em seus impulsos sexuais. Na maioria das vezes, em um relacionamento heterossexual, é a mulher que tem a libido mais baixa. Afinal de contas, o homem tem quase 30 vezes mais testosterona que a mulher. E isso pode ser angustiante para ambos e até mesmo colocar o relacionamento em risco se não puder ser resolvido.

Vamos ampliar essa conversa? No artigo abaixo, explico como a falta de desejo sexual tem solução.

Quais as causas da falta de libido nas mulheres?

É importante notar que algumas flutuações no desejo sexual são naturais e saudáveis. Existem também muitos outros fatores que podem reduzir o desejo sexual que não seriam qualificados como Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH).

Para descartar a TDSH, trabalhe com seu médico para identificar quaisquer causas potenciais, bem como opções de tratamento. 

Uma vez que não existem testes médicos específicos que possam diagnosticar esse transtorno, seu médico irá querer saber sobre seus sintomas para entender mais sobre como seu baixo desejo sexual está afetando seus relacionamentos e sua vida.

Em alguns casos, uma condição médica subjacente pode estar por trás da libido baixa. As seguintes condições e medicamentos podem diminuir o desejo sexual:

  • Antidepressivos
  • Estar acima do peso ou ser obesa
  • Medicamentos para pressão arterial 
  • Condições crônicas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo, artrite, anemia, doenças cardiovasculares ou doenças endócrinas ou neurológicas
  • Dor crônica ou física, que pode estar associada a uma condição médica
  • Condições, como vulvodínia, que tornam o sexo doloroso 
  • Depressão e transtornos de ansiedade 
  • Diminuição do fluxo sanguíneo para a vagina e útero 
  • Deficiência hormonal, flutuações hormonais ou baixos níveis de testosterona 
  • Incontinência
  • Menopausa, gravidez ou amamentação

Nos casos em que medicamentos, como antidepressivos, causam diminuição do desejo sexual, seu médico pode sugerir uma receita com menos efeitos colaterais. Não pare de tomar seus medicamentos sem a aprovação do seu médico!

LEIA TAMBÉM>>> Menstruação atrasada: o que provoca mudanças no ciclo?

Como tratar a falta de desejo sexual

Falar sobre o baixo desejo sexual com um médico pode ser difícil para algumas mulheres. Em geral, elas acham que o problema pode estar com elas. Mas saiba que na maioria das vezes não é uma questão de culpada ou inocente.

Cada corpo é único, e pode responder de formas diferentes ao mesmo tratamento. Por isso, o primeiro passo é saber identificar o que desencadeia a falta de desejo sexual, e aí então iniciar um tratamento.

Mas uma das coisas que mais observo é que a falta de desejo sexual pode estar ligada diretamente ao relacionamento. Por isso, uma das coisas que insisto em dizer é sobre a comunicação.

Casais que aprendem a se comunicar de forma aberta e honesta geralmente mantêm uma conexão emocional mais forte, o que pode levar a um sexo melhor. Comunicar sobre sexo também é importante. Falar sobre o que você gosta e não gosta pode preparar o terreno para uma maior intimidade sexual.

Uso de medicamentos

Em alguns casos, pode ser necessário utilizar alguns medicamentos. E volto a repetir, tudo dependerá da causa. Como listamos acima, são vários os motivos que podem desencadear essa baixa libido, mas é importante entender que a falta de desejo sexual tem solução.

Além de alguns medicamentos específicos, a terapia de reposição hormonal também pode ser indicada. Mas sempre é necessário pesar os prós e contras de cada tratamento.

Seja sua melhor versão

A baixa libido feminina é uma queixa mais comum do que se imagina. Por exemplo, um estudo de 2013 conduzido pelo Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apontou que 48,5% das mulheres relatavam essa falta ou diminuição de desejo sexual.

O fato é que vários fatores podem estar envolvidos, sejam físicos ou emocionais, e não há nenhum demérito nisso. Mas o importante é que a mulher compreenda e compartilhe essas dificuldades. E ter uma conversa franca com o parceiro pode ser um primeiro passo.

Portanto, espero ter tirado suas dúvidas e mostrar que a falta de desejo sexual tem solução. E para aprofundar um pouquinho mais o tema, assista o vídeo abaixo que preparei em meu canal no Youtube. Dê o play agora mesmo!