You are currently viewing Quando a histerectomia é indicada para tratar a endometriose?

Quando a histerectomia é indicada para tratar a endometriose?

Atualmente, a endometriose é uma doença que não tem cura. Existe apenas tratamento para aliviar os sintomas que ocorrem, como dor e sangramento anormal, e para controlar o crescimento do tecido endometrial. 

O tratamento depende dos sintomas, idade, extensão da doença, desejo reprodutivo da mulher. É por isso que, ante de se falar em histerectomia, é preciso considerar diversos fatores preliminarmente.

Inclusive, preparei o artigo abaixo no qual compartilho com vocês quando a histerectomia é recomendada para tratar a endometriose. Siga a leitura e confira!

O que é a histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remover o útero de uma mulher. Esse tipo de procedimento pode ocorrer por vários motivos. 

A cirurgia pode ser usada para tratar uma série de condições de dor crônica, bem como certos tipos de câncer e infecções.

A extensão de uma histerectomia varia dependendo do motivo da cirurgia, e ela pode ser total ou subtotal. 

Na maioria dos casos, todo o útero é removido. O médico também pode remover os ovários e as tubas uterinas durante o procedimento. 

Os ovários são os órgãos que produzem estrogênio e outros hormônios. As tubas uterinas são as estruturas que transportam o óvulo do ovário ao útero.

Histerectomia subtotal

Durante uma histerectomia parcial, o médico remove apenas uma parte do útero. Eles podem deixar o colo do útero intacto.

Histerectomia Total

Durante uma total, o médico remove todo o útero, incluindo o colo do útero.  Há também o procedimento conhecido como Ooforectomia. Nele, o médico remove o útero junto com um ou ambos os ovários e as tubas uterinas. 

Leia também::: Endometriose em jovens é mais comum do que se imagina!

Quando ela é indicada para a endometriose?

A histerectomia é o segundo procedimento cirúrgico mais comum realizado em mulheres. É considerada uma cirurgia segura e de baixo risco. 

No entanto, ela pode não ser a melhor opção para todas as mulheres. Não deve ser realizado em mulheres que ainda desejam ter filhos, a menos que nenhuma outra alternativa seja possível.

No caso da endometriose, a terapia hormonal pode ser usada como forma de tratamento. Os miomas podem ser tratados com outros tipos de cirurgia que preservam o útero. 

Ou seja, a histerectomia para a endometriose só será usada em casos extremamente graves da doença, na qual outras formas de tratamento não obtiveram sucesso.

Assista também::: Qual a diferença entre histerectomia total e subtotal?

Converse com seu médico

Por isso, fazer uma histerectomia é uma grande decisão. É uma grande cirurgia que pode mudar seu corpo para sempre. Você pode entrar na menopausa precoce e não poderá ter filhos após este procedimento.

Por isso, converse com seu médico se você acha que pode se beneficiar com uma histerectomia. Existem muitos fatores a serem considerados antes de decidir fazer esta cirurgia.

Espero que tenham compreendido quando a histerectomia é indicada para a endometriose e, para mais dicas e informações sobre a doença, siga meu canal do Youtube!