Quais os benefícios do implante hormonal para o organismo?

Quais os benefícios do implante hormonal para o organismo?

Os benefícios do implante hormonal para o tratamento de disfunções é enorme. Porém, como toda indicação de hormônio, deve sempre ser feita com cautela.

Os implantes hormonais já são velhos conhecidos da medicina. Eram usados inicialmente como anticoncepcionais, e o longo dos anos, trouxeram vários benefícios às mulheres.

Porém, nos últimos tempos percebeu-se que os implantes hormonais podem ter outras aplicações que vão além de controlar o período reprodutivo da mulher.

E é sobre isso que abordo no meu artigo. Vamos conferir?

O que são implantes hormonais?

Os implantes hormonais são pequenos bastonetes bioabsorvíveis que são aplicados sob a pele, geralmente na região interna do braço.

Ele é minúsculo: tem em média meio centímetro, e seus efeitos duram entre seis meses e um ano. 

Internamente, eles carregam hormônios que podem variar entre testosterona, estradiol, progesterona, gestrinona e gonadotrofina humana coriônica, dentre outros.

Com o passar do tempo, os implantes vão liberando o hormônio no organismo, de acordo com sua necessidade.

Os chips da beleza

Infelizmente, alguns implantes hormonais ficaram conhecidos como chips da beleza. Mas já vou logo adiantando que não há nada de mágico.

Na verdade, eles receberam esse nome pelo fato das mulheres terem percebido que os implantes usados como anticoncepcionais possuíam gestrinona. 

E esse hormônio auxiliaria na perda de peso, na melhora da pele, e em melhores resultados na academia. Porém, ele vem também com alguns efeitos colaterais, tais como aumento de pelos, alteração da voz, e aumento do clitóris.

Por isso, como disse, não há nada de mágico no chip da beleza, ele só contém uma alta carga de hormônios que causa um efeito anabolizante nas mulheres.

Quais os benefícios do implante hormonal?

Mas há também benefícios no implante hormonal, quando feito de forma indicada pelo médico. Ele é uma excelente ferramenta para a reposição hormonal, permitindo que a liberação ocorra gradativamente e de forma automática.

Os implantes podem ser feitos de silicone, e que requerem a substituição dentro de determinado período que varia entre um ano. E há também um novo modelo, em forma de pellets, e que são totalmente absorvíveis pelo organismo.

Quando feitos com indicação médica, os benefícios esperados são:

  • Tratamento para doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa ou até como método contraceptivo
  • Para homens é feita a aplicação de testosterona, reduzindo os sintomas da andropausa
  • Prolongamento da qualidade de vida das pessoas
  • Melhora da memória
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Aumento da libido
  • Diminuição dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse)

Leia também::: Testosterona e libido: entenda a relação

Reposição hormonal

Gosto de frisar que a reposição hormonal, quando feita da maneira correta e usando o que há de mais moderno em termos de pesquisa, traz vários benefícios às mulheres e homens.

Hoje temos um grande avanço nessa área e, diferente do que ocorria no passado com hormônios ainda pouco estudados, a reposição pode ser indicada como uma opção de tratamento.

É sabido que nosso organismo necessita de uma série de hormônios para seu bom funcionamento. Mas diversos fatores acabam impedindo essa produção naturalmente, seja fruto de alguma doença, seja em função da idade.

Dessa forma, os benefícios do implante hormonal são excelentes, mas claro que se forem feitos por meio de um médico que saiba a indicação necessária para cada organismo.

E para você compreender mais sobre os benefícios do implante hormonal, confira meu vídeo sobre mitos e verdades sobre o tema. Tenho certeza que vai adorar!