You are currently viewing Menopausa de início tardio: causas, idade, fatores de risco

Menopausa de início tardio: causas, idade, fatores de risco

Não há uma idade definida quando a menopausa deve começar. Mas quando ela  inicia após os 55 anos, ela pode ser considerada como menopausa de início tardio.

Mas o que precisamos deixar claro é que isto não é um problema. Ao contrário: resultados de pesquisas sugerem que a idade avançada na menopausa e uma vida reprodutiva mais longa podem resultar em uma expectativa de vida maior. 

Embora as mulheres que atingem a menopausa mais tarde tenham um risco maior de câncer de mama, útero e ovário, as mulheres que passam pela menopausa tardia têm um risco menor de doenças cardíacas e derrames.

Para explicar mais sobre a menopausa de início tardio, e também quais são as causas e fatores de risco, confira o artigo que compartilho abaixo!

Quais fatores influenciam?

Os seguintes fatores podem afetar a idade em que uma mulher entra na menopausa:

Tabagismo 

Fumantes normalmente entram na menopausa alguns anos antes do que não fumantes. Ou seja, partículas na fumaça do cigarro fazem com que os ovários parem de funcionar e produzam menos estrogênio. Mulheres que fumam mais de 14 cigarros por dia entram na menopausa quase três anos antes das não fumantes. 

Consumo de álcool 

Alguns estudos mostram uma associação entre o consumo regular de álcool e a menopausa tardia. 

Métodos contraceptivos

A pesquisa sugere uma ligação entre ter usado métodos contraceptivos e um início tardio da menopausa. Não está claro se o atraso é porque a pílula ajuda a mascarar os sintomas ou realmente atrasa o processo. 

Leia também::: Cistos ovarianos e dor nas costas: existe uma conexão?

Benefícios da menopausa de início tardio

Como mencionei no início, há alguns benefícios na menopausa de início tardio, tais como maior expectativa de vida, e menor risco de doenças cardiovasculares.

Aliás, um estudo com 12.123 mulheres na pós-menopausa acompanhadas por 17 anos descobriu que a mortalidade ajustada por idade foi reduzida em 2% a cada ano de idade na menopausa. 

Embora o risco de morrer de câncer uterino ou ovariano fosse 5% maior, a doença cardíaca isquêmica foi 2% menor para aquelas com menopausa de início tardio, e o efeito geral foi um aumento da expectativa de vida. 

A expectativa de vida em mulheres com menopausa após os 55 anos era 2 anos maior do que aquelas com menopausa antes dos 40 anos.

Outro estudo indicou que mulheres com anos reprodutivos mais longos têm maior probabilidade de viver até os 90 anos de idade. 

O estudo coletou dados de 16.251 participantes, começando entre 1993 e 1998 e seguido por 21 anos. Por exemplo, mulheres que menstruaram por mais de 40 anos tiveram 13% mais chances de atingir a idade de 90 anos do que aquelas que tiveram menos de 33 anos reprodutivos. 

Assim, as mulheres que tinham pelo menos 50 anos de idade quando seus ciclos menstruais pararam tinham cerca de 20% mais chances de atingir a idade de 90 anos do que as mulheres que entraram na menopausa antes dos 40 anos.

Por fim, as mulheres que passam pela menopausa tardia também sofrem menos de osteoporose, têm ossos mais fortes e desenvolvem menos fraturas ósseas.

E quais os riscos?

Infelizmente, além dos benefícios que mencionei acima, a menopausa de início tardio também tem alguns riscos.

Mas de acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, as mulheres que experimentam a menopausa tardia têm um risco aumentado de  câncer uterino/endométrio e de mama. 

Isso se deve ao aumento da exposição a hormônios como o estrogênio. À medida que as mulheres menstruam por mais tempo, elas têm mais ovulações, o que também aumenta o risco de  câncer de ovário. 

Ou seja, mulheres com longa vida reprodutiva, menarca (início da menstruação) antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos têm um risco aumentado para esses cânceres hormônio-dependentes. 

Aliás, uma análise conjunta de dados de mais de 400.000 mulheres descobriu que para cada ano mais velho que uma mulher estava na menopausa, o risco de câncer de mama aumentou aproximadamente 3%.

Leia também::: Meus sintomas de SOP desaparecerão na menopausa?

Cada mulher é única

O momento da menopausa é diferente para todas as mulheres. Se você chegou ao final dos 50 anos e ainda tem seus fluxos regulares, pode se sentir preocupada. 

Se este for o caso, converse com seu médico. Afinal, juntos vocês podem discutir as possíveis razões. Descartar as preocupações pode ajudá-la a se sentir mais confortável com a menopausa tardia.

Por fim, espero que tenha compreendido o que é a menopausa de início tardio e quais suas implicações. E para mais dicas e muita informação sobre saúde da mulher, siga também meu canal do Youtube!