Você está visualizando atualmente Histerectomia total ou subtotal?

Histerectomia total ou subtotal?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remover o útero de uma mulher. Esse tipo de procedimento pode ocorrer por vários motivos.

A cirurgia pode ser usada para tratar uma série de condições de dor crônica, bem como certos tipos de câncer e infecções.

A extensão de uma histerectomia varia dependendo do motivo da cirurgia, e ela pode ser total ou subtotal.

Na maioria dos casos, todo o útero é removido. O médico também pode remover os ovários e as tubas uterinas durante o procedimento.

Os ovários são os órgãos que produzem estrogênio e outros hormônios. As tubas uterinas são as estruturas que transportam o óvulo do ovário ao útero.

Por que é realizada uma histerectomia?

Seu médico pode sugerir uma histerectomia se você tiver algum dos seguintes:

• dor pélvica crônica
  • sangramento vaginal incontrolável
  • câncer de útero, colo do útero ou ovários
  • miomas, que são tumores benignos que crescem no útero
  • doença inflamatória pélvica, que é uma infecção grave dos órgãos reprodutivos
  • prolapso uterino, que ocorre quando o útero desce através do colo do útero e se projeta para fora da vagina
  • endometriose, que é uma doença em que o revestimento interno do útero cresce fora da cavidade uterina, causando dor e sangramento
  • adenomiose, que é uma condição em que o revestimento interno do útero se desenvolve até os músculos do útero

Leia também::: Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Alternativas para uma histerectomia

A histerectomia é o segundo procedimento cirúrgico mais comum realizado em mulheres. É considerada uma cirurgia segura e de baixo risco.

No entanto, a histerectomia pode não ser a melhor opção para todas as mulheres. Não deve ser realizado em mulheres que ainda desejam ter filhos, a menos que nenhuma outra alternativa seja possível.

Felizmente, muitas condições que podem ser tratadas com uma histerectomia também podem ser tratadas de outras maneiras.

Por exemplo, a terapia hormonal pode ser usada para tratar a endometriose. Os miomas podem ser tratados com outros tipos de cirurgia que preservam o útero.

Em algumas circunstâncias, no entanto, uma histerectomia é claramente a melhor escolha. Geralmente é a única opção para o tratamento do câncer uterino ou cervical.

Você e seu médico podem discutir suas opções e determinar a melhor escolha para sua condição específica.

Quais são os tipos de histerectomia?

Existem basicamente dois tipos diferentes de histerectomia. A total e a subtotal

Histerectomia subtotal

Durante uma histerectomia parcial, o médico remove apenas uma parte do útero. Eles podem deixar o colo do útero intacto.

Histerectomia Total

Durante uma histerectomia total, o médico remove todo o útero, incluindo o colo do útero. Você não precisará mais fazer um teste de Papanicolaou anual se o colo do útero for removido. No entanto, você deve continuar a fazer exames pélvicos regulares.

Há também o procedimento conhecido como Ooforectomia. Nele, o médico remove o útero junto com um ou ambos os ovários e as trompas uterinas. Você pode precisar de terapia de reposição hormonal se ambos os ovários forem removidos.