You are currently viewing Endometriose e sexo: 7 dicas para alívio

Endometriose e sexo: 7 dicas para alívio

A endometriose é uma condição que impacta diretamente na qualidade de vida da mulher. E um dos sintomas mais terríveis é a dor durante a relação sexual.

A endometriose ocorre quando células que se assemelham ao revestimento do útero crescem em outras partes do corpo, incluindo os ovários, as trompas ou o intestino. 

Os sintomas da endometriose incluem sangramento menstrual intenso, períodos dolorosos e, às vezes, dor durante o sexo.

No artigo que preparei abaixo, trago 7 dicas para alívio da dor para mulheres que sofrem com a endometriose e desejam ter melhor qualidade nas suas relações sexuais. Siga a leitura e confira!

Por que o sexo é doloroso?

Dispareunia é o termo médico para dor durante o sexo. Frequentemente ocorre em pessoas com endometriose porque a penetração e outros movimentos associados à relação sexual podem esticar e puxar os crescimentos endometriais.

A secura vaginal também pode causar essa dor. Por exemplo, alguns meios de tratar a endometriose, como tratamentos hormonais ou histerectomia (remoção cirúrgica do útero), podem causar ressecamento.

Mas é preciso deixar claro que nem toda mulher com a condição sente dor durante o sexo. Dessa forma, aquelas que o fazem podem experimentar o seguinte:

  • dor que é aguda 
  • dor profunda no abdômen
  • variação da dor de leve a grave

Essa dor varia de pessoa para pessoa e pode depender do tipo de relação sexual. Alguns sentem dor apenas durante a penetração profunda, por exemplo, enquanto outros sentem dor após o sexo, e não durante.

Leia também::: Posso engravidar se tiver endometriose e é seguro?

Como aliviar a dor no sexo?

Algumas posições colocam menos pressão nas áreas da pelve que contêm tecido endometrial. Além disso, a mulher deve experimentar com seu parceiro para descobrir as posições que são melhores para eles.

No entanto, muitas pessoas acham que certas posições são melhores do que outras. Por exemplo, quando a pessoa com endometriose está por cima, ela pode controlar a profundidade e a velocidade da penetração, permitindo que ela determine um ritmo confortável.

Abaixo estão algumas dicas adicionais que uma pessoa com endometriose pode tomar para reduzir a dor durante o sexo:

1. Relação programada

Ter relações sexuais com penetração em certas épocas do mês. Mas pode ser menos doloroso na semana após a ovulação ou nas duas semanas seguintes a um período.

2. Mais preliminares

Estender as preliminares para aumentar a quantidade de lubrificação natural antes da penetração.

3. Vá com calma

Praticar uma penetração suave e lenta também pode reduzir a dor durante a relação sexual.

4. Use lubrificantes

Se você tem endometriose, o lubrificante pode ser um excelente aliado. E nesse sentido, os lubrificantes à base de água, ou mesmo o óleo de coco, são os mais indicados.

5. Experimente diferentes posições

Se você tem endometriose, pode descobrir que algumas posições sexuais lhe causarão dor intensa. E como já mencionei acima, experimentar diferentes posições pode ensinar você e seu parceiro quais machucam e quais devem ser evitadas para sempre para que você possa ter mais prazer durante o sexo.

6. Explore alternativas à relação sexual

Sexo não tem que significar penetração. Por exemplo, preliminares, massagens, beijos, masturbação mútua, carícias mútuas e outras alternativas excitantes à penetração podem aproximar você e seu parceiro sem desencadear seus sintomas. Mas converse com seu parceiro sobre as coisas que a excitam e experimente todas as muitas atividades que podem lhe trazer prazer. 

7. Converse com seu ginecologista

Qualquer pessoa que sinta dor durante o sexo deve conversar com seu médico ginecologista para determinar um plano de controle da dor. 

Leia também::: O papel da genética no desenvolvimento da endometriose

Tenha melhor qualidade de vida, mesmo com endometriose

Pode parecer intimidante, embaraçoso ou desconfortável falar sobre sexo com um parceiro, mas a comunicação é fundamental para uma vida sexual saudável.

Além disso, dizer a um parceiro quando o sexo é doloroso e falar sobre o que é e o que não é prazeroso pode tornar a relação sexual mais prazerosa para todos os envolvidos, além de aumentar os sentimentos de intimidade.

Embora o tratamento possa ajudar a aliviar os sintomas da endometriose, incluindo a dor durante o sexo, é uma boa ideia que os parceiros promovam um ambiente de compreensão e comunicação sobre formas de sexo prazerosas e sem dor.

Por fim, espero que tenham gostado do artigo com dicas para aliviar a dor durante a relação sexual no caso de mulheres com endometriose e, para mais dicas e muita informação, siga também meu canal do Youtube!