You are currently viewing SOP e diabetes: como uma doença predispõe a outra

SOP e diabetes: como uma doença predispõe a outra

A relação entre Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP e diabetes mostra, mais uma vez, os perigos de relacionar essa doença apenas aos ovários.

Acredito que o nome mais correto para a SOP seria Síndrome Endócrina Metabólica Reprodutiva, pois é exatamente o que provoca no organismo feminino.

A SOP é resultado de toda uma desordem metabólica favorece o aparecimento de condições adversas no organismo da mulher, afinal, trata-se de um conjunto de sinais e sintomas que ocasionam em uma condição clínica.

Entre as desordens que a mulher com SOP pode sofrer, principalmente a resistência insulínica merece atenção, afinal, pode aumentar em até 50% o risco de desenvolver diabetes.

Quais as alterações que a mulher passa?

Entre as doenças de risco que a SOP traz, a diabetes tipo 2 é uma delas.

A insulina é o hormônio responsável pelas diversas alterações que a mulher com SOP passa, tais como o aparecimento de acne, produção de pelos e irregularidade do ciclo menstrual.

Como a SOP é uma condição que eleva os níveis de insulina, o organismo como um todo fica mais sensível à ação desse hormônio. Não é surpresa, portanto, saber que 50% das mulheres com essa síndrome são, também, obesas.

Quanto mais o pâncreas produz insulina, mais as células absorvem o açúcar para transformar em energia e enviam sinais para que o organismo envie mais insulina. Assim, desenvolvem a resistência insulínica.

Dessa forma, a produção de insulina fica descompensada. No ovário, o reflexo desse descompasso se dá pelo erro do desenvolvimento dos folículos formadores dos óvulos, que não se desenvolvem plenamente.

Com as altas taxas de insulina, os ovários recebem o recado que precisam produzir testosterona, causando os policistos que dão nome à síndrome.

Como a SOP pode evoluir para a diabetes?

O açúcar, quando fica em altos níveis concentrado pelas veias, tende a caramelizar assim como quando é cozido em uma panela. Assim, obstrui a passagem do sangue e pode levar a danos irreversíveis a diversos órgãos, como cegueira e amputação.

Essas são as consequências mais severas da diabetes.

Hoje, temos um estudo que demonstra como SOP e diabetes também podem estar relacionadas a uma mesma causa genética.

A resistência insulínica resultante da SOP pode evoluir para a diabetes principalmente quando a mulher abusa do consumo excessivo de carboidratos e açúcar. É por isso que tanto falamos sobre a importância dos bons hábitos de vida por parte da mulher que sofre com a SOP.

Diabetes e SOP são condições consideradas primas-irmãs por compartilharem das alterações metabólicas como causadoras ou agravantes das suas condições.

É por isso que controlar a SOP é tão importante: para impedir que evolua para condições mais graves no organismo feminino.

Espero ter explicado com propriedade sobre a relação entre SOP e diabetes. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.