You are currently viewing Sintomas da SOP que toda mulher precisa conhecer

Sintomas da SOP que toda mulher precisa conhecer

Você conhece os sintomas da SOP?

Infelizmente, sei que muitas mulheres entendem os sinais que a síndrome dos ovários policísticos causa como meros incômodos do cotidiano.

No entanto, como são reflexos da desordem hormonal provocada pela SOP, merecem toda a atenção. 

Efeitos do desequilíbrio hormonal

Como sempre tenho dito, acredito que falar somente sobre ovários é simplista e equivocado. A SOP engloba tantas alterações e disfunções que deveria chamar-se Síndrome Endócrina Metabólica Reprodutiva, pois é exatamente o que provoca no organismo feminino.

Os sintomas sentidos pelos ovários e pelo sistema reprodutivo são apenas os mais evidentes para a mulher com SOP.

Por isso, é importante prestar atenção em:

  • Irregularidade menstrual;
  • Hirsutismo (excesso de pelos);
  • Acne;
  • Infertilidade;
  • Queda de cabelo;
  • Pele oleosa;
  • Presença dos ovários policísticos.

Em geral, a recomendação é que, caso dois ou mais sintomas apareçam combinados, é importante que a mulher procure um médico.

Todos os sinais acima estão relacionados ao aumento dos hormônios andrógenos no organismo feminino, tais como a testosterona, o DHEA e o SDHEA.

Como a SOP é resultado da desregularidade hormonal, esses são claros sinais de que a mulher pode estar com essa condição.

É muito importante que receba o tratamento adequado desde o início, para que não evolua para outras condições como a diabetes, obesidade ou piore a resistência insulínica.

Esses sinais podem aparecer desde a primeira menstruação. No entanto, como o ciclo da mulher pode levar até 3 anos para se ajustar, é essencial aguardar esse período para realizar o diagnóstico.

Quando procurar um médico?

É fundamental que toda mulher realize acompanhamento regular com seu ginecologista. Ao longo das consultas, deve relatar todos os sintomas ao seu médico.

Provavelmente, ele vai avaliar os sinais, perguntar sobre o histórico familiar, solicitar exames de sangue e ultrassom pélvico dos ovários e do útero.

Esses sintomas podem indicar muito além da SOP, como também, problemas da tireoide. É por isso que os exames devem ser feitos todos, para um mapeamento geral da condição da paciente, a fim de que receba o melhor tratamento.

Espero, com este artigo, ter esclarecido sobre os principais sintomas da SOP. Para saber mais, assista ao meu vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.